Time de EMEF comemora bronze nas Olímpiadas Escolares

(Foto: Silvio Rocha)
Com a energia de meninas e a garra de mulheres, as alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas estão se tornando grandes atletas de handebol. O time delas conquistou a terceira colocação da categoria infantil nas Olimpíadas Escolares 2009, competição disputada entre 10 e 20 de setembro em Poços de Caldas (MG). A equipe só perdeu um jogo, que tirou as estudantes da final, mas conquistou um resultado inédito na rede municipal e elevou a autoestima do grupo, fato que se reflete nos estudos.

De volta a Aracaju, elas já retomaram os treinamentos, que acontecem de segunda a sexta-feira, sempre após as aulas. A pequena quadra do colégio não limita o aprendizado nem o desenvolvimento das garotas. “Quando elas vão para uma partida numa quadra oficial, jogam no mesmo nível que meninas mais experientes e mostram liderança, equilíbrio, responsabilidade e coletividade. E isso se reflete na família e nos estudos. Fico feliz por vê-las assim”, afima a treinadora Maryane Almeida.

O acompanhamento das notas faz parte da rotina das atletas selecionadas. “Temos mais de 20 meninas que treinam conosco, mas o critério para participar é o rendimento em sala de aula. Quem vai mal nas provas fica sem jogar para poder estudar mais”, ratifica a professora Mary, como é conhecida. O seu rigor, no entanto, não assusta as meninas, que fazem de tudo para não sair do time. “Passei a ler mais e fazer os exercícios com vontade depois que comecei a jogar handebol”, afirma Daniele Nascimento, 14 anos.

Daniele é um dos destaques do time. No primeiro jogo em Poços de Caldas, ela marcou sozinha 17 gols contra o time do Acre. “Gosto de jogar em várias posições, mas me saio melhor como pivô”, revela a pequena jogadora. Assim como ela, a armadora Vanessa Lizandra, 14, também se destacou e foi artilheira das Olimpíadas Escolares. Adorei jogar “lá fora” e mesmo não tendo sido campeã, fiquei feliz pela medalha de bronze que conquistamos. Espero que conquistemos outros títulos no futuro”, conta a capitã da equipe.

Vanessa e Daniele são apenas dois exemplos de que o esporte abre caminhos. A professora Mary confirma que todas elas receberam propostas para estudar em colégios particulares, com bolsa de estudos. “Como a escola aqui só tem o ensino fundamental, todas foram convidadas para cursar o ensino médio em outras unidades e continuar praticando handebol por lá. Mas isso quem deve decidir são os pais delas. Nós procuramos orientar da melhor forma”, acrescenta a exigente treinadora, com mais de 30 anos de ensino.

Além das duas goleadoras, o time da Emef Presidente Vargas conta com Tainá, Mille, Luana, Vivyane, Gracielle, Sara e Roberta na linha. No gol é Raiane Araújo, 13, quem garante os resultados. Ela é a mais alta e uma das mais vaidosas. “A Raiane defende tantas bolas quantas vezes passa brilho nos lábios. Só não vale tomar gol enquanto está se embelezando”, brinca a treinadora, que fiscaliza o tamanho das unhas e o uso de brincos para evitar acidentes durante os treinos e jogos.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais