Trabalhos da VI Olimpíada Ambiental são premiados

Governador Marcelo Déda participou da solenidade de premiação (Fotos: Marcos Rodrigues/ASN)

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 6 no Teatro Tobias Barreto, a solenidade de entrega dos prêmios da VI Olimpíada Ambiental, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), desde 2007. O projeto tem por finalidade estimular alunos e professores das redes públicas de ensino e de escolas particulares, a refletirem de forma crítica e analítica as questões relacionadas ao meio ambiente sergipano.

“Nas semanas em que se comemora o meio ambiente mobilizamos nossos estudantes para que eles produzam trabalhos, reflexões, campanhas que ajudem Sergipe a preservar seu meio ambiente e que possibilite a sociedade, em especial a juventude, compreender a importância e relevância de lutar em defesa de um ambiente bem cuidado e preservado”, ressalta o governador Marcelo Déda.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes, a Olimpíada ambiental envolve crianças e adultos, e possui uma grande diversidade, pois permite que outras áreas da arte sejam abordadas pelos alunos.

“Isso permite que o olhar do aluno possa ser voltado para inúmeras formas. Essa é a face mais bonita da educação ambiental, porque são formados conceitos a partir da infância e ele passa a ser seguramente um cidadão que vai pensar na sustentabilidade, em um ambiente equilibrado e que ele faz parte do meio ambiente”, acredita.

Secretário Genival Nunes apresenta trabalhos ao governador Marcelo Déda

Entre os trabalhos selecionados, o da aluna do Colégio Estadual Albano Franco, no bairro  Santa Maria, Ariele Cristina, 9. Ela se dedicou ao tema Mangabeiras de Sergipe na Rio + 20, Rumo a Sustentabilidade. “Foram duas semanas de trabalho, mas conseguimos vencer montando uma estrutura com o Cristo Redentor e mangabeiras, pensando  na sustentabilidade e preservação das mangabas. Aprendemos em sala de aula que não podemos acabar com o meio ambiente, e sim, preservá-lo”, enfatiza.

Projeto

Estudantes e professores tiveram três meses para produzir maquetes, poemas, paródias, vídeos e textos, conforme a modalidade sobre o eixo temático da Olimpíada. O tema deste ano foi  “Sergipe na Rio+20: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”. Mil e 80 alunos de 128 instituições de ensino em cinco categorias de premiação: Ensino Infantil, Fundamental Menor e Fundamental Maior, Médio e Superior. Também se inscreveram 39 professores na modalidade Projetos.

Estudantes e professores premiados receberam como premiação, troféus e medalhas oferecidos pelo Instituto Luciano Barreto Júnior, prêmios de R$ 500,00 em Caderneta de Poupança, oferecidos pela Fundação Alphaville para os classificados em 1º lugar em cada modalidade, e de R$ 1.000,00 para a categoria professor.

Por Aldaci de Souza Com informações da ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais