Transferência interna na rede municipal de Aracaju inicia segunda-feira, 5

Processo ocorre de forma on-line, das 7h30 às 17h, através do Portal da Educação

Essa fase é reservada a alunos que já estudam em escolas municipais de Aracaju (Foto: Mylena Santos)

Na próxima segunda-feira, 5 de janeiro de 2026, começa o processo de transferência interna da rede municipal, que continua até o dia 12 de janeiro e é destinada a estudantes de todas as etapas de ensino em que o município atua – da creche à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A informação foi divulgada pela Prefeitura de Aracaju.

Essa fase é reservada a alunos que já estudam em escolas municipais de Aracaju, e os familiares desejam matriculá-los em outras da mesma rede. Para facilitar e tornar o processo mais prático, a maior parte do processo ocorre de forma on-line, das 7h30 às 17h, através do Portal da Educação (portal.educação.aju.br).

Nos dias 5 e 6 de janeiro, a matrícula no Portal será voltada a estudantes público-alvo da Educação Especial ou em situação de vulnerabilidade social que desejam se transferir de uma unidade para outra, ambas da rede municipal. O prazo para entrega da documentação nas escolas que receberão esses alunos se encerra no dia 7 de janeiro. Nos dias 8 e 9 de janeiro, o portal estará disponível para os responsáveis pelos demais alunos que desejam a transferência interna. O prazo para entrega da documentação na escola destino para esse público se encerra no dia 12 de janeiro.

De acordo com a coordenadora da Central de Matrículas da Semed, Roberta Cerqueira, a divisão por etapas nessa fase busca otimizar o processo e assegurar as vagas para quem tem prioridade, além de possibilitar que as unidades de ensino se reestruturem quanto à capacidade para receber novos alunos. “No entanto, os familiares do público-alvo da Educação Especial, que porventura tenham perdido a data anterior, também podem tentar uma vaga nos dias 8 e 9. Porém, destacamos que fazer na data estabelecida pela Secretaria da Educação é mais garantia de conseguir uma vaga na unidade escolhida”, afirma Roberta Cerqueira.

Segundo ela, a concretização da transferência interna depende de alguns critérios. Roberta Cerqueira explica que a conclusão está sujeita à disponibilidade de vagas nas escolas. O processo também prioriza a proximidade entre a residência do estudante e a unidade. “O sistema indicará sempre as escolas localizadas no bairro selecionado pelo responsável no momento da busca. Por esse motivo, orientamos que a pesquisa seja realizada de acordo com o bairro em que o aluno reside, a fim de garantir a correta visualização das unidades escolares disponíveis. No caso de não haver vagas nas instituições localizadas no bairro de residência do estudante, orientamos que a busca seja direcionada para o bairro mais próximo”, ressalta Roberta Cerqueira.

Para pais e responsáveis que tiverem quaisquer dificuldades ou dúvidas referentes ao acesso ao Portal da Educação, a Central de Matrícula disponibiliza os seguintes contatos: (79) 3179-1574 – somente ligação; (79) 98106-2969 – WhatsApp; (79) 98166-7342 – WhatsApp. Para suporte técnico, o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/SEMED) disponibiliza o seguinte número: (79) 98157-8429

Documentação a ser entregue na escola:

  • Cópia da certidão de nascimento do aluno e do RG dele (quando houver);
  • Cópia do RG e CPF do responsável legal;
  • Cópia do cartão do Bolsa Família (quando houver);
  • Cópia da carteira de vacinação (para alunos da Educação Infantil e do 1° ao 5° ano);
  • Declaração atualizada de vacinação (para alunos da Educação Infantil);
  • Número de prontuário eletrônico do SUS;
  • Cópia do cartão do SUS;
  • Cópia de comprovante de residência, com CEP (conta de água, de luz, etc.);
  • Guia de Transferência da escola de origem (para alunos do 2° ao 9° ano);
  • 03 (três) fotos 3×4 recentes;
  • Laudo médico ou receituário com CID – caso seja público-alvo da Educação Especial (deficiente físico ou intelectual, autista, entre outros).

Próximas etapas:
Alunos novos

  • Dias 14 e 15 de janeiro de 2026: período reservado para estudantes público-alvo da Educação Especial ou em situação de vulnerabilidade social.
  • Até o dia 16 de janeiro: prazo para entrega dos documentos na escola.
  • Dias 19 e 20 de janeiro de 2026: matrícula dos demais alunos que vieram de outras redes e desejam estudar em alguma escola da rede de Aracaju.
  • Até o dia 22 de janeiro: prazo final para entrega dos documentos nas escolas.

Vagas remanescentes

  • A partir do dia 26 de janeiro de 2026. A documentação deve ser entregue na escola em até dois dias úteis após a requisição da vaga.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais