Congestionamento iinevitável na porta da escola (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet) |
O retorno às aulas sempre está associado a caos no trânsito. Nesta segunda-feira, 18, a rede particular de ensino colocou o exército de alunos de volta às salas. O início do ano letivo associado às chuvas que estão ocorrendo em Aracaju está provocando grandes congestionamentos e transtornos em vários pontos da cidade.
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realiza monitoramento nas áreas onde funcionam os seis maiores estabelecimentos de ensino privado da capital sergipana, instalados nos bairros Jardins, São José, Cirurgia e Getúlio Vargas. Uma tentativa, na ótica da SMTT, de equacionar o trânsito e, mesmo assim, os transtornos foram inevitáveis, conforme admite o próprio capitão J. Luiz Ferreira, coordenador de trânsito da SMTT de Aracaju.
O capitão J. Luiz admite que o trânsito se tornou ainda mais caótico nesta segunda devido às chuvas. “Hoje foi um dia atípico devido às chuvas e os semáforos entraram em piscante no amarelo”, disse, justificando os transtornos que os aracajuanos enfrentam nas ruas nesta segunda-feira, 18. O capitão explica que os equipamentos são antigos e qualquer umidade no sistema exerce interferência no funcionamento dos semáforos, gerando total descontrole e grandes congestionamentos nas principais vias.
Os donos de escolas dizem que não têm responsabilidade sobre a questão e não sabem como solucionar os grandes congestionamentos que se formam na frente dos estabelecimentos e nas vias próximas. “A escola não tem uma maneira para controlar, todas as escolas funcionam no mesmo horário”, diz o presidente da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe (Fenen), José Joaquim Macedo. “O primeiro dia sempre é difícil e a chuva piorou a situação e a escola sempre conversa, orienta, mas não pode resolver. Quem tem que resolver as questões de trânsito é a SMTT”, diz.
Medidas
Na ótica do capitão J. Luiz, os pais de alunos que utilizam veículos próprios para levar os filhos às escolas podem contribuir para evitar o caos no trânsito.
Conheça, a seguir, algumas orientações e cuidados para evitar transtornos e acidentes:
– Acordar mais cedo e despertar os filhos para a importância do horário que deve sair de casa
– Sempre sair de casa mais cedo
– Observar e obedecer a sinalização de trânsito
– Ter maior atenção no trânsito, manter distância do veículo que está à frente e reduzir a velocidade, principalmente em dias chuvosos
– Evitar paradas em filas duplas como forma de criar facilidade para o filho ter acesso à escola
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B