UFS cria novos cursos e oferece mais 400 vagas

A Universidade Federal de Sergipe vai oferecer mais de 250 novas vagas no Concurso Vestibular 2006 em cursos como Agronomia, Engenharia Florestal, Serviço Social, Ciências da Computação, Química, Letras e Física e já está estudando a criação dos cursos de Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Medicina Veterinária, Licenciatura em Computação, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia em Aquicultura, Geologia, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção, que somente serão ativados a partir das devidas avaliações. No Vestibular 2005 foram oferecidas 2.010.

As novas vagas, entre as quais estão 50 do curso recém-criado curso de Zootecnia, foram disponibilizadas pelos departamentos durante a realização do seminário que discutiu, na semana passada, o Plano de Desenvolvimento Instituticional (PDI), conforme levantamento feito ontem pela Coordenadoria Geral de Planejamento (Cogeplan). Segundo o reitor da UFS, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, o PDI foi um instrumento bastante participativo, pois contou com a presença de todas as pró-reitorias e foi prestigiado com a presença de representantes de 17 departamentos.

A parceria da administração da UFS com os departamentos foi destacada pelo professor Josué Modesto. “Foi boa iniciativa dos próprios departamentos de disponibilizarem vagas, para que possamos abrir a nossa universidade para os estudantes que tanto precisam ter acesso ao ensino superior. Eles agora terão mais oportunidades e vamos continuar trabalhando no sentido de gerar mais vagas nos atuais cursos e naqueles que podem ser criados”, comentou o reitor, que está apostando no crescimento da UFS no Campus do Rosa Elze e no processo de interiorização, através do Plano de Expansão.

Josué Modesto explicou que o PDI não inviabiliza as ações do Plano de Expansão, que prevê, entre outras coisas, a criação de campi avançados nos pólos regionais de Nossa Senhora da Glória, Propriá, Estância, Lagarto e Itabaiana. “Amanhã (hoje) estou indo ao Ministério da Educação para tratar da consolidação dos cursos de Engenharia Elétrica, Estatística, Farmácia, Engenharia Florestal, Espanhol, Física Médica e Engenharia de Alimentos e pedir vagas para professores e a construção de laboratórios. Logo em breve teremos uma outra reunião no MEC, desta feita diretamente com o ministro Tarso Genro, para tratar do Plano de Expansão”, explicou.

A coordenadora Geral de Planejamento, Jenny Barbosa, explicou que durante o seminário que discutiu o Plano de Desenvolvimento Institucional foram apresentadas também sugestões para criar novos cursos de mestrado e de doutoramento. “A partir dessas sugestões, vamos desenvolver estudos para tornar os projetos executáveis”, disse, acrescentando que “há uma clara disposição dos professores em trabalhar o crescimento da Universidade Federal de Sergipe. Isso eles deixaram claro durante as discussões do PDI”.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais