Alunos iniciando ocupação na Universidade (Fotos: Reprodução/Facebook Ocupa UFS/Itabaiana) |
Os universitários da Universidade Federal de Sergipe, no campus do município de Itabaiana, decidiram ocupar a Instituição assim como já ocorre no campus de São Cristóvão. Aproximadamente 40 estudantes se encontram no hall de entrada da universidade, com cartazes e faixas que ilustram o motivo da ocupação: repúdio à Proposta de Emenda Constitucional 55 [antiga PEC 241] e ao atual presidente da República, Michel Temer [PMDB].
Conforme a estudante Camila Oliveira, que faz parte da ocupação, a mobilização foi iniciada ainda na terça-feira, 1º, mas a ocupação só foi concretizada nesta quinta-feira. A ordem dos estudantes, que seguem a mesma pauta das demais ocupações, é permanecer mobilizados no intuito de pressionar o Congresso Nacional e barrar a tramitação da PEC 55, que prevê pôr limite nos gastos públicos em um prazo de até 20 anos.
No caso do campus da UFS em Itabaiana, o local não está previsto para receber as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diferente do campus em São Cristóvão. Ao longo dessa semana, o MEC anunciou que adiaria as provas do Enem na UFS de São Cristóvão por conta da ocupação dos universitários. Por sua vez, os estudantes liberaram uma das didáticas para que os alunos fizessem as provas, mas nada foi decidido até agora.
Estudantes estão no segundo dia de ocupação |
Nós procuramos a assessoria de comunicação da UFS para tratar do assunto, mas não fomos atendidos. Ficamos à disposição da Instituição para qualquer esclarecimento sobre o assunto por meio do telefone (79) 2106-8000 ou do e-mail jornalismo@infonet.com.br.
Por Ícaro Novaes e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B