|
Resun fica dentro do campus da UFS de São Cristóvão |
Segue nota na íntegra enviada pela assessoria de comunicação da UFS:
Em resposta à matéria “Estudantes da UFS reclamam do atraso na reforma do Resun”, publicada pela Editoria de Educação da Infonet em 26/03/2013, a Universidade Federal de Sergipe, na figura da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (Proest), Maria Lúcia Machado Aranha, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos.
Sobre o andamento da reforma do Restaurante Universitário esclarecemos que o início das obras sofreu um atraso decorrente da demora na liberação das áreas para execução dos serviços, onde existiam equipamentos e mobílias do patrimônio publico. Estes equipamentos e mobílias não foram removidos devido à greve dos servidores da UFS que fariam essa remoção.
As áreas foram liberadas apenas em meados do mês de setembro de 2012. Por se tratar de uma reforma em um prédio com aproximadamente 32 anos, muitas coisas foram surgindo à medida que as obras foram iniciadas, tornando necessário o acréscimo de vários serviços não previstos na planilha orçamentária inicial. Também foram necessários o acréscimo de serviços e a realização de ajustes em projetos de engenharia e no detalhamento de especificações técnicas tais como: demolição do piso existente, aterro com camada impermeabilizadora, piso de alta resistência, revisão e ajuste em projeto elétrico.
Embora com menor peso, o atraso na aprovação do orçamento também dificultou o andamento das obras.
A previsão é a de que, salvo imprevistos, o Resun possa ser reaberto em 27/05/2013, data do início do período letivo. Também esclarecemos que a reabertura do Resun depende não apenas das obras de reforma, mas também da aquisição de equipamentos. Sobre esses aspectos, informamos que os setores competentes da UFS estão tomando todas as medidas cabíveis, seguindo os procedimentos necessários no Serviço Público Federal, para que este processo transcorra da forma mais célere possível.
Sobre os preços das refeições oferecidas pelo Resun, a atual decisão da administração da UFS é pela manutenção do preço de R$ 1,00. Caso haja a necessidade de ajustes futuros, os mesmos serão discutidos com a comunidade acadêmica.
No que se refere à situação dos estudantes também informamos que a UFS oferece dois programas específicos, o Bolsa Alimentação Individual e o Bolsa Alimentação Coletiva (Residência), destinados a subsidiar despesas com alimentação dos alunos dos cursos de graduação que comprovadamente necessitem do auxílio. Estes programas, mantidos com verbas federais, têm como objetivo contribuir para a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social e a conclusão de seus cursos de graduação.
O Bolsa Alimentação Individual, prioritariamente destinado a estudantes dos Campi da UFS sem instalações do Resun (Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto), foi estendido aos alunos do Campus de São Cristóvão, de modo a auxiliar, durante o período de reformas, os estudantes assistidos pelos programas da Proest, e que eram isentos de pagar suas refeições no Resun. Cada estudante recebe mensalmente o valor de R$ 160,00. Já o programa Bolsa Alimentação Coletiva (Residência) é destinado a estudantes inseridos no programa de Residência Universitária. Cada núcleo residencial recebe um valor mensal proporcional ao número de residentes do núcleo.
Com esses esclarecimentos, a UFS vem a público reiterar seu compromisso com a construção de uma Universidade Pública cada vez mais inclusiva e atenta às necessidades da sociedade sergipana, e lastreada pelos princípios da transparência e da responsabilidade na gestão da coisa pública.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B