UFS entrega panfletos e gera insegurança entre alunos

Alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) receberam panfletos com ‘Dicas de Segurança’ (ver foto ao lado) no seu primeiro dia de aula, 15.  A atitude não foi bem aceita por alguns estudantes que procuraram a reportagem do Portal Infonet para reclamar que a Universidade se exime de qualquer responsabilidade por furtos e causou uma sensação de insegurança ao entregar as orientações. Mas o Prefeito do Campus, Djalma Arruda, se defende alegando que o panfleto teve a intenção contrária: a de alertar e educar os estudantes para que eles tomem os devidos cuidados.

Os alunos não quiseram se identificar, mas informaram que a Universidade paga por uma empresa de segurança e que tem como cobrar um bom serviço. Atualmente a UFS conta com 95 vigilantes, sendo 33 contratados e 59 terceirizados. Eles cobrem os campi de Laranjeiras, São Cristóvão, Itabaiana, além do HU, Cultart e Museu.

De acordo com o advogado especialista em Direito ao Consumidor, Winston Neil, a responsabilidade objetiva é da própria Universidade. “A Universidade é responsável por tudo que ocorre dentro dos seus limites, mesmo que seja a União que pague por algum dano. A responsabilidade objetiva é dela

que deve prestar um serviço de qualidade”, informa ele, acrescentando que na relação de consumo existe a prestação de serviço do Poder Público que é remunerado pelo cidadão através de impostos.

“Entendo que a Universidade está se antecipando e os panfletos são para orientar os alunos, mas se ocorrer furtos ou outro tipo de problema o aluno deve procurar a Polícia Federal que competente por aquela área”, explica Neil.

O prefeito Djalma Arruda diverge desta orientação explicando que existem decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) informando que a Universidade ou qualquer órgão público não se responsabiliza pelos veículos que são estacionados dentro do campus. Segundo ele, a equipe de segurança contratada é para cuidar do Patrimônio da Universidade. “A Universidade não se responsabiliza por bens de terceiros”. Ele explicou que os 95 vigilantes atendem os três turnos em escala de 12h por 36h, o que representa um terço deste total para todas as unidades da UFS.

“Além dos panfletos, colocamos faixas e placas para orientar os alunos para não deixar seu veículo aberto ou em locais isolados. Já quanto a segurança dos alunos damos todo o apoio possível”, explica.

Por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais