UFS ganha mestrado em Arqueologia e Análise de Bacias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou mais dois cursos de mestrado da UFS: Arqueologia e Geociências e Análise de Bacias. Em seu parecer, a Capes imprimiu conceitos 4 e 3, respectivamente.

Em outubro, a Capes havia aprovado outros dois mestrados: Matemática e Ciências Fisiológicas (veja mais). No total, a UFS possui 27 cursos de mestrado e oito de doutorado, o que equivale a 681 vagas, sendo 123 de doutorado, 543 de mestrado acadêmico e 15 de mestrado profissional.

Arqueologia

Resultado de uma proposta realizada pelo Núcleo de Arqueologia do campus de Laranjeiras, o mestrado iniciará os trabalhos no primeiro semestre de 2011. “O edital deverá ser lançado no início dezembro”, afirma o coordenador do curso Gilson Rambelli.

A pós ofertará 20 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa: Arqueologia Pré-Histórica e Arqueologia Histórica.

De acordo com o parecer da Capes, a proposta tem o potencial de consolidar a UFS como centro de formação e pesquisa em arqueologia em âmbito nacional.

“A aprovação vai fortalecer a nossa graduação, além de permitir que se conheça melhor o cenário arqueológico de Sergipe”, ressaltou o professor Gilson.

Geociências e Análise de Bacias

Um dos fatos que destaca a aprovação do mestrado em Geociências e Análise de Bacias é que o curso de Geologia da UFS, criado em 2007, formará a sua primeira turma em 2011. “Nenhuma outra universidade tinha conseguido implantar uma pós-graduação antes que a primeira turma tivesse concluído o curso. Somos a primeira”, afirma o coordenador Herbert Conceição.

Serão ofertadas 14 vagas, distribuídas em quatro linhas de pesquisa: (1) Paleontologia e Bioestratigrafia; (2) Estudos do Embasamento e Análise de Proveniências; (3) Geomorfologia e Geoprocessamento aplicados a Geociências; (4) Estratigrafia, análises de bacias e caracterização de reservatórios. O edital deve ser lançado em dezembro. A previsão para início das aulas é no primeiro semestre de 2011.

O mestrado tem como parceiros os programas de pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica da Universidade de São Paulo (USP) e em Geologia da Universidade de Brasília (UnB).

O parecer da Capes ressalta que “o corpo docente reúne pesquisadores de experiência reconhecida” e destaca ainda “a importância para a área a criação de mais um novo curso de pós-graduação, que será o primeiro do estado de Sergipe”.

Fonte: Ascom/UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais