O calendário da Consulta Pública para Reitoria e Vice-Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi alterado pelos membros da comissão eleitoral composta por estudantes, docentes e sindicalistas. Com as alterações aprovadas na última semana durante assembleia geral, a nova data para inscrições de chapas mudou de 24 de janeiro para 14 de fevereiro.
Ainda não há chapas protocoladas para a disputa, de acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Técnicos da UFS (Sintufs), entidade que compõe a comissão eleitoral. As chapas serão protocoladas somente no dia 14 de fevereiro e, até lá, não será permitida a manifestação eleitoral em forma de pedido por voto.
Conforme o Sintufs, a alteração no calendário foi provocada a partir das implicações geradas pela Medida Provisória (MP) 914/2019, que muda as regras para a consulta pública em universidades e institutos federais e estabelece uma diminuição da proporção de participação de estudantes, docentes e técnicos no processo eleitoral, além de impor uma lista tríplice a ser apresentada à Presidência da República.
A expectativa da comunidade acadêmica da UFS é de que até a data de inscrição os envolvidos no processo possam ter mais tempo para entender o novo cenário deflagrado pela MP e até mesmo contar com uma derrubada da medida via Congresso Nacional.
por Daniel Rezende
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B