Um dia histórico para o Estado de Sergipe e uma conquista sem precedentes para a juventude e toda a população da região Centro-Sul do estado. Assim pode ser definido o significado do ato realizado na manhã desta segunda-feira, 14, onde o governador Marcelo Déda e o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, instalaram oficialmente o novo campus da Saúde na cidade de Lagarto, a 70 km da capital. Campus foi instalado na manhã desta segunda-feira, 14 (Fotos: Marco Vieira/ASN)
No novo campus, que funcionará provisoriamente nas instalações do Colégio Estadual Abelardo Romero, cedido e adaptado pelo Governo do Estado, serão oferecidos os cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia e Terapia Ocupacional. Os cursos de Odontologia e Medicina serão ofertados a partir de 2012, já que só foram liberados no final do ano passado pelo Ministério da Educação.
“Este não é apenas um dia histórico para a cidade de Lagarto, é também de importância histórica para todo o Estado de Sergipe. Este é um ‘salto’ na interiorização do ensino superior, abrindo novas oportunidades para a juventude do interior sergipano”, avaliou o governador Marcelo Déda. Déda disse que campus é um grande salto para interiorização da UFS
Ele lembrou que esta é a realização de um sonho que só foi possível graças ao empenho do povo de Lagarto, que se mobilizou para concretizar a conquista, ao compromisso do Governo Federal, à época com envolvimento pessoal do presidente Lula que esteve em Lagarto para assegurar a conquista, e à parceria estabelecida entre o Governo do Estado, a UFS e a Prefeitura de Lagarto. “A obra foi orçada em mais de R$ 60 milhões, e assumimos perante o Governo Federal, o compromisso de que, para cada real investido pela União, o Governo do Estado investiria outro real equivalente”, relatou o governador ao descrever que os custos da obra foram igualmente divididos entre o Governo do Estado e o Governo Federal.
Transformação Até a inauguração da sede definitiva, as aulas serão em uma escola (Foto: Reprodução)
Ainda segundo Déda, o início do funcionamento da UFS em Lagarto inaugura uma nova etapa no desenvolvimento da cidade. “Essa é uma data histórica porque também marcará uma profunda transformação para Lagarto e toda a região. Com os estudantes, virão também oportunidades de negócio, com os professores e servidores, virão consumidores que vão demandar livrarias, residências, hotéis, restaurantes e uma série de serviços que serão intensificados pela desse importante empreendimento”, contextualizou o governador.
O governador também lembrou da importância dos investimentos realizados na estrutura de saúde no município e em toda a região. “A UFS aqui também vai viabilizar nossa meta de ampliar a oferta dos serviços de saúde na rede pública. Nós temos deficiência no número de médicos, em especial no interior, e a nossa grande expectativa é que daqui de Lagarto nós possamos contar com novos médicos, alunos oriundos de todo o interior sergipano, para que possamos fortalecer a política de saúde, ampliando e melhorando o atendimento em todo o estado”, lembrou. Marcelo Déda visitou ainda o Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas e as obras do Terminal Rodoviáro da cidade.
Ação articulada
Já o prefeito de Lagarto, Walmir Monteiro, após homenagear o governador com a Comenda Monsenhor Daltro, a maior honraria concedida pelo município, fez questão de ressaltar o compromisso do governo com a estruturação dos serviços de saúde em Lagarto. “Graças ao empenho do governador, nós contamos com o Hospital Regional, que foi um elemento importante para termos a concessão do curso de Medicina, nós contamos com as clínicas de saúde da família e toda a estrutura que viabilizará a prática dos estudantes e o benefício à população”, destacou o prefeito, que também agradeceu os demais investimentos realizados pelo Governo do Estado nesse período.
Já o reitor da UFS, professor Josué Modesto, lembrou do envolvimento pessoal do governador no processo de interiorização que, segundo ele, foi decisivo para viabilizar a implantação dos pólos da UFS nos municípios sergipanos de Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. “Desde a luta para implantação do campus de Itabaiana, quando então era ainda prefeito, o atual governador Marcelo Déda interveio junto ao Departamento de Patrimônio da União (DPU), viabilizando a cessão da área do antigo Caic, onde funciona o campus. Nós não temos como agradecer por todo o empenho e participação decisiva do governador no processo de interiorização da UFS”, afirmou o reitor.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B