UFS Lagarto: docentes mantêm greve e marcam assembleia

Ato realizado em Lagarto por professores, alunos e servidores (Foto: Marcela Deda Chagas) 

Ainda em paralisação, a história sobre a greve dos docentes do campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe ganhou mais um capítulo. Será realizada na próxima terça-feira, 19, às 9h30, em Lagarto, mais uma assembleia para definir o futuro das atividades no campus. Nesta terça-feira, 12, professores fizeram uma reunião na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs) e confirmaram a assembleia para a próxima semana.

Segundo a professora Marcela Deda Chagas, as principais reivindicações dos docentes em Lagarto envolvem condições de trabalho, referentes às clínicas-escolas que precisam estar equipadas para funcionamento, transporte coletivo, melhoria na segurança pública e ampliação no número de professores.

Na última sexta-feira, 08, alunos, docentes e servidores da UFS de Lagarto fizeram um ato pela cidade no sentido de chamar atenção para as condições da instituição. E, de acordo com a professora Marcela Deda, alguns pedidos foram atendidos. “O que conseguimos foi a liberação de uma verba para cada curso fazer uma compra emergencial, e ainda estamos em processo de compra”, disse Marcela.

Mas a professora explicou ainda que, mesmo com essa conquista, falta muito para o retorno das atividades dos docentes na Universidade. “Algumas coisas já andaram, mas ainda não é o suficiente para acabar a greve”, conta a professora.

Os docentes estão em paralisação desde o dia 12 de maio, sendo que apenas o curso de enfermagem e medicina retornaram as aulas no dia 28 de julho.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o professor e diretor do campus de Lagarto Mário Adriano. Segundo ele, a direção do campus ouviu todos os segmentos que se encontravam em paralisação. ?Em audiências que ocorreram no período da greve, todas as demandas elencadas como impeditivas do retorno às aulas foram acolhidas e as que tinham soluções mais imediatas resolvidas. Cabe ressaltar que estamos a poucos meses de começarmos a utilizar a estrutura definitiva do Campus?, disse o diretor.

O diretor chamou atenção para o fato de os cursos de Medicina e Enfermagem já terem retornado às atividades. ?Esperamos que os demais professores também retornem, uma vez que apenas as pautas dependentes de processos licitatórios ainda não foram plenamente atendidas?, disse Mário Adriano.

Posicionamento da UFS

Segue abaixo nota na íntegra enviada pela Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe:

"O reitor Angelo Antoniolli e a direção do campus de Lagarto têm trabalhado firmemente para solucionar as demandas apresentadas pelos professores, estudantes e servidores da unidade antes mesmo dos movimentos de greve iniciados por estes grupos.

Muito já foi realizado. Das oito edificações planejadas para o campus, duas delas estão prontas (Biblioteca e Prédio Multidepartamental) e uma terceira está em fase final (Vivência Estudantil). A maior edificação do Campus, o Centro de Simulação e de Práticas encontra-se em fase inicial de construção.

A estrutura provisória, no entanto, ainda será utilizada até a plena implantação da nova sede. A  infraestrutura da sede provisória foi adaptada para as estratégias de ensino, com salas e mobiliário apropriados para as sessões tutoriais.
Com relação aos equipamentos, não há, por parte da gestão da UFS, restrições para a sua aquisição. Os processos licitatórios, entretanto, seguem procedimento definidos por legislação federal e  podem levar algum tempo para serem finalizados.

Compreendendo os esforços da administração da Universidade Federal de Sergipe, os docentes e estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem retornaram às atividades  no dia 28 de julho. A UFS continua acreditando no diálogo como forma de avançar na qualidade da educação pública, o que é o compromisso maior da instituição."

*A matéria foi alterada ás 18h16 para acréscimo de informações do diretor do campus Lagarto

Por Helena Sader e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais