UFS pode adotar o sistema do SISU no vestibular em 2014

Confirmação sobre adesão do Sisu acontecerá em junho  (Foto: Portal Infonet)

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada nos dias 26 e 27 de outubro. A inscrição no Enem é o primeiro passo para milhares de estudantes ingressarem nas universidades. A Universidade Federal de Sergipe (UFS) já aderiu o Enem como seleção para o vestibular, e já sinalizou interesse em aderir também ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Na UFS, foi contabilizado 60 mil inscritos para o vestibular de 2013. Só no curso de Medicina foram 10 mil inscritos, sendo 8.500 candidatos de outros estados e 1.500 de Sergipe. Segundo o coordenador da Coordenação de Concurso e Vestibular (CCV), Manoel Leite, a Universidade está realizando um estudo para avaliar a mudança de seleção do vestibular através do Enem.

“O estudo ainda não foi concluído, pois estamos realizando matrícula dos aprovados do vestibular desse ano. Tivemos que realizar várias listas de chamadas porque haviam muitos candidatos de outros estados que não realizaram a matrícula. Estamos acompanhando esta matrícula para depois fazer um levantamento ”, explica Manoel Leite.

Segundo Manoel Leite, 150 excedentes já foram chamados por causa da desistência de candidatos de outro Estado

Quando questionado sobre a aprovação de mais candidatos de fora do Estado no último vestibular, Manoel Leite ressaltou que o número de inscritos de outros estados foi maior, por isso a diferença. “Houve mais aprovados de fora do que de Sergipe porque houve muitos inscritos de outros Estados. Apesar dessa diferença, houve muita desistência porque o candidato vai optar pela universidade mais próxima do local onde mora. Em Medicina, por exemplo, já chamamos 150 excedentes e a matrícula ainda não foi concluída”.

O coordenador do CCV informou que no vestibular de 2014 será mantido o número de vagas ofertadas no último vestibular e não há haverá a inclusão de novos cursos, mas sinalizou que este ano pode ter novidades com a adesão da UFS ao Sisu. “No vestibular passado nós aderimos ao Enem, mas não aderimos ao Sisu. A grande diferença na próxima seleção é que provavelmente, mas ainda não foi confirmado, a UFS também faça adesão ao Sisu. Só em junho teremos esta resposta”, adianta.

Aline estuda quatro horas por dia para o Enem

Com a adesão da UFS ao Sisu, os estudantes não vão precisar fazer a inscrição na UFS. Ele vai se inscrever par ao Enem e em janeiro realizar apenas a inscrição do Sisu. No vestibular anterior, os candidatos escolheram a opção do curso antes do Enem. Já com o Sisu, a inscrição será realizada depois que o candidato receber a nota da prova. 

Preparação para o Enem

A estudante do 3º ano, Aline Resende Santos, vai participar da prova do Enem pela primeira vez. A expectativa da estudante é conseguir uma boa nota para concorrer a uma vaga na UFS ou uma bolsa no Prouni. Ela afirma que a mudança do vestibular da UFS trouxe mais concorrências. “Com essa mudança da UFS houve muito candidato de fora. O baixo custo de vida em relação ao sul também pode ser um fator decisivo para os candidatos optarem por ficar no nosso Estado. Mesmo com a alta concorrência estou estudando bastante, em média quatro horas por dia, além de fazer o pré-vestibular”.

Geovane é contra o Sisu

Já o estudante do 3º ano Geovane Cardoso, 16 anos, a adesão da UFS ao Enem facilitou o acesso à universidade, principalmente, por causa do conteúdo da prova. Ele pretende concorrer a uma vaga para o curso de Direito.  “A prova do Enem é mais interpretativa, ao contrário da prova do vestibular que é mais decoreba. Nesse sentido, acho que melhorou bastante. Por outro lado, sou contra a forma de seleção através do Sisu porque permite que muitos estudantes de fora do estado entrem na universidade, e o sergipano pode ficar sem vaga”, afirma Geovane.

O professor de História do Colégio Atheneu Sergipense, Wilemberguer Rodrigues Oliveira, avalia como positiva a adesão da UFS ao Enem. “Essa mudança é algo inevitável. Primeiro que é um projeto do Governo federal e as instituições federais precisam se adequar. Por outro lado, essa mudança vai buscar igualar  os estudantes a nível de Brasil com maior liberdade”.

As escolas também tiveram que se adaptarem as novas mudanças. Antes o aluno era preparado  para realizar uma prova de verdadeiro e falso, com o Enem a interpretação e conhecimentos sobre atualidade são requisitos fundamentais para o bom desempenho como explica Wilemberguer Rodrigues.“Costumo dizer que eu não preparo o meu aluno para o vestibular e sim para vida. Mesmo antes do Enem sempre busquei fazer uma interação com o conteúdo e atualidade. Os professores estão aplicando o conteúdo e fazendo um link com os assuntos atuais para facilitar o processo de aprendizagem e até mesmo a dinâmica do processo do conhecimento”, esclarece o professor de História.

Professor avalia como positivo a adesão da UFS ao Sisu

Segundo Wilemberguer Rodrigues, duas matérias retiradas durante a Ditadura Militar da grade de disciplinas são fundamentais para o novo modelo de prova. “Se você pegar a prova do Enem ela está carregada de Filosofia e Sociologia, mais infelizmente essas matérias foram retiradas durante a ditadura”.

Em relação às alterações no novo edital do Enem 2014, o professor avalia que já deveriam ter acontecido. “ Facilitar o acesso do aluno é importante, mas é preciso cuidado para não fragilizar o sistema. É uma peneira natural que agora vai apresentar mais rigidez”.

Confira abaixo as principais mudanças no edital do Enem 2014

Provas acontecerão em outubro

1- A anulação imediata de redações que fujam do tema proposto. A medida foi tomada após a polêmica dos casos de redações do Enem 2012 que incluíam receita de miojo e o hino do Palmeiras;
2- Restrição na aceitação de desvios gramaticais ou de convenções, somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência;
3- A diferença entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos. Diferentemente do ano passado, em que a diferença era de 200 pontos, se houver diferença maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a diferença permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas;
4- Isenção de inscrição será concedida a estudantes com renda mensal per capta de até 1,5 salário mínimo.

Por Adriana Freitas

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais