UFS utilizará Enem para vagas remanescentes

UFS tomará decisão oficial sobre Enem na próxima 2ª / Fotos: Arquivo Infonet
Embora a Universidade Federal de Sergipe (UFS) ainda não possua uma posição oficial sobre a forma como irá utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Vestibular 2010, é bem provável que ele seja aproveitado para as vagas remanescentes. A informação é do pró-reitor de graduação da UFS, Sandro Holanda, ao ressaltar que na próxima segunda-feira, 18, a decisão final será tomada.

Por esta modalidade, as vagas remanescentes que não forem ocupadas pelos estudantes aprovados e nem mesmo pelos candidatos excedentes, serão dispensadas aos alunos que fizerem o Enem. “Este tipo de situação é comum no campus de Laranjeiras, onde sempre sobram vagas”, explica Sandro Holanda. Além disso, o pró-reitor informa que as notas do Enem serão submetidas ao modelo de classificação da UFS, que permanece sendo pelo Processo Seletivo Seriado (PSS).

Estudantes poderão concorrer pelo Enem em até cinco universidades
Outras possibilidades

Até o momento, 25 universidades federais das 55 existentes já aderiram ao Enem, em uma das quatro possibilidades que o Ministério da Educação oferece: o Enem como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes do vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.

O pró-reitor ressalta que os estudantes que se interessarem pelo vestibular da UFS poderão realizar o Enem e concorrer a cinco opções de curso em diferentes universidades pelo país. “Como o Enem será utilizado como prova única para diversas universidades, as possibilidades de aprovação aumentam”, esclarece ele.

No campus de Laranjeiras (foto do novo prédio) sempre sobram vagas
No Nordeste, as universidades federais do Piauí, do Maranhão, de Pernambuco, da Bahia e do Semi-árido utilizarão o Enem em seus vestibulares. Outras instituições que já aderiram ao Enem estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Mato Grosso do Sul.

Novidade

Embora a UFS não esteja aderindo ao Enem em substituição ao vestibular tradicional, outra novidade será incorporada ao processo em Sergipe. São as políticas afirmativas, através das quais 50% das vagas serão destinadas aos estudantes de escolas públicas. Dessas, 70% irão para os grupos raciais. Uma vaga de cada curso será reservada para candidatos portadores de deficiência.

Por Valter Lima

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais