Unit ganha oito bolsas do CNPq para enviar alunos para o exterior

A Universidade Tiradentes investe cada vez mais em pesquisa, e os resultados mostram que não é à toa. Um exemplo disso é que oito alunos da Unit ganharão bolsas de graduação sanduíche, para estudar no exterior, através do Programa Ciências Sem Fronteiras – MCT/CNPq. Para isso, estudantes de graduação que participam de programas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na Unit submeterão seus trabalhos ao CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –, órgão que validará a indicação dos bolsistas. Os que forem selecionados terão até março de 2012 para iniciar as atividades no exterior. A vantagem para esses jovens pesquisadores, juntamente com seus orientadores, é que eles poderão optar por uma universidade de qualquer parte do mundo.

Segundo a professora doutora Ester Vilas-Bôas, diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, essa é mais uma oportunidade para os alunos ampliarem os conhecimentos. “A Unit foi contemplada pelo CNPq com as oito bolsas devido ao excelente desempenho que vem demonstrando na área de pesquisa e, consequentemente, na construção do conhecimento. Dessa forma, os estudantes poderão dialogar com colegas que pertencem a outras culturas, e essa experiência despertará ainda mais em nossos alunos de graduação a vocação para a ciência. Trata-se de uma chance para eles complementarem os estudos por meio da participação em atividades relacionadas ao seu curso em universidades estrangeiras.”, opina Ester Vilas-Bôas.

Outro ponto positivo é que a participação da universidade no Programa Ciências Sem Fronteiras propiciará o estabelecimento de parcerias de pesquisa com universidades estrangeiras, área em que a Unit tem investido cada vez mais nos últimos anos. “Isso vai gerar a expansão e internacionalização dos trabalhos científicos que desenvolvemos na Universidade Tiradentes”, afirma Ester Vilas-Bôas.

Os bolsistas da Unit receberão passagem aérea de ida e volta, auxílio-instalação, mensalidades e seguro-saúde. As bolsas terão duração mínima de seis meses, podendo chegar a 12, isso quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório. Ainda de acordo Ester Vilas-Bôas, as bolsas sanduíche do CNPq serão concedidas aos estudantes dos cursos de graduação das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde.

Sem fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, foi lançado no dia 26 de julho deste ano. Ele visa à consolidação, expansão e internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação. O Programa tem como objetivo investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade e do conhecimento.

Expectativa

A Universidade Tiradentes também participará do Edital de Seleção de Bolsas de Graduação Sanduíche da Capes, no qual os estudantes dos cursos de graduação vinculados às áreas das Ciências Exatas e da Terra e das Ciências da Saúde poderão concorrer a bolsas, para fazerem estágio em universidades dos Estados Unidos.

Fonte: Ascom Unit

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais