Unit sediará 2ª edição do Fórum Estadual sobre Educação Básica 

Fórum acontece dia 27 (Foto: UNIT)

Os desafios da Educação ressignificam os valores e conceitos da cidadania e democracia. Afinal, são nos primeiros anos de escola, na educação básica, que começam a ser formados os pequenos cidadãos. Estes, por sua vez, serão os responsáveis pelo desenvolvimento social, econômico e político do país no futuro.

Preocupada com os rumos do ensino básico no país, a Universidade Tiradentes – Unit – realizará o 2º Fórum Estadual Unit sobre Educação Básica, com o tema: “O Ensino Médio, Tendências e Desafios de Educação para o Futuro”. Será nesta quinta-feira, 27, no campus Farolândia, bloco D, auditório Padre Melo, e contará com a presença do ex-ministro da Educação, Henrique Paim; e doutores em Educação da Unit, professores Ronaldo Linhares e José Fernandes de Lima.

“O Conselho Nacional de Educação aprovou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental e para a educação infantil. Essa Base Nacional precisa ser traduzida nos estados, municípios, sistemas de educação e escolas, especificamente. Portanto, esse é o momento em que todas instituições precisam debater esse documento e chegar a uma conclusão para a sua implantação”, explica o professor doutor José Fernandes de Lima professor José Fernandes de Lima, que dentre suas inúmeras atribuições, já presidiu o Conselho Nacional de Educação – CNE.

De acordo com professor Lima, a BNCC estabelece uma série de temas e assuntos que precisam ser tratados nas escolas. “Portanto, cada instituição e sistema educacional precisam perceber se já conseguem dar conta de todo o material e do que está sendo sugerido. Precisam, também, saber o que é necessário acrescentar, de acordo com sua realidade, ao que já está previsto”, comenta o especialista.

Nesta segunda edição do Fórum da Unit, especialistas alertarão sobre o que é necessário fazer quanto à Base Nacional Comum Curricular e ainda destacarão alguns pontos dos documentos que foram recentemente aprovados. A intenção é que os gestores de escolas, principalmente, se sintam mais motivados e mais preparados para debater esse assunto.

Programação do Fórum

8h30 – Abertura
– Prof. Drª Juliana Cardoso (Pró-reitora de pesquisa e Pós-Graduação da Unit);
– Prof. Cristiano Ferronato (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação/Unit);

9h – Conferência
O Ensino Médio na BNCC: avanços e retrocessos
Prof. Dr. Henrique Paim (Ex-Ministro da Educação)

10h30 – Mesa Redonda
Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Linhares

As Possibilidades do ensino médio em Sergipe: avanços e dificuldades.
Prof. Dr. José Fernandes de Lima (Ex-Secretário Estadual de Educação)

O Ensino Médio e a alternativa da Educação Profissional na Educação Básica
Prof. Dr. Francisco Aparecido Cordão (Ex-Conselheiro do CNE)

Base Nacional Comum Curricular

A BNCC não pode ser comparada a uma receita, mas de acordo com o especialista em Educação da Universidade Tiradentes, deve ser considerada como uma ferramenta de orientação. “Também não pode ser considerada como um currículo, pois para isso, suas orientações precisam ser debatidas e apropriadas dentro das escolas. É muito mais do que os assuntos a serem ensinados. Nesse momento o que de fato é importante ser feito é a reflexão das escolas sobre o trabalho que está sendo desenvolvido”, considera professor José Fernandes de Lima.

Fonte: UNIT

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais