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Crianças de Peritoró aprendem sobre humanização no trânsito (Foto: divulgação) |
Acadêmicos da Universidade Tiradentes (Unit) estão no município de Peritoró, interior do Maranhão, onde participam da Operação Velho Monge, um das intervenções promovidas pelo Projeto Rondon em todo o País. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários, na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
A equipe da Unit é composta por oito alunos e dois professores. Eles estão em Peritoró desde 18 de janeiro e permanecem no município até a próxima segunda-feira, 3 de fevereiro. Os rondonistas sergipanos realizam diversas atividades com foco no desenvolvimento social. Participam das capacitações gestores públicos e líderes comunitários, educadores, professores, entre outros profissionais. O intuito é formar multiplicadores, em áreas fundamentais como educação, saúde e direitos humanos.
Segundo a coordenadora da equipe da Universidade Tiradentes no Projeto Rondon, professora Cláudia Moura de Melo, os rondonistas da Unit realizam um trabalho intenso. “São diversas oficinas. Para agentes comunitários, por exemplo, realizamos capacitações acerca da saúde do homem; acidentes com animais peçonhentos; doenças de veiculação hídrica; hanseníase; calazar; pré-natal e aleitamento materno; prevenção do câncer de próstata e das DSTs, entre outros temas”, relata a docente.
Público infantil
Já a oficina de humanização no trânsito é promovida para crianças. São discutidas questões relacionadas aos comportamentos e atitudes corretos no trânsito, como travessia segura de ruas; uso seguro de transporte escolar, bicicletas e motos. Após a aula, as crianças realizam um apitaço pelas ruas de Peritoró, participam de atividades lúdicas com perguntas e respostas, teatro e jogos com dados.
“Desta forma, o Projeto Rondon contribui para a formação do universitário como cidadão; integra o estudante do ensino superior ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolida neste universitário o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania; e estimula a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas”, afirma a professora Cláudia Melo.
Fonte: Ascom/Unit
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