![]() |
Aby Custódio: chamar a atenção dos pais e da comunidade (Foto: Arquivo Infonet) |
A União dos Estudantes Secundaristas do Estado de Sergipe (Uses) está organizando uma manifestação para denunciar os problemas que a Escola Estadual Petrônio Portela estão enfrentando. Nesta terça-feira, 31, os dirigentes da Uses realizam uma manifestação na porta da escola, no Conjunto Augusto Franco, em Aracaju, com o indicativo de realização de uma passeata pelas principais ruas daquele núcleo habitacional.
O presidente da União dos Estudantes Secundaristas, Aby Custódio, informa que a manifestação é um meio de mobilizar a comunidade e conscientizá-la sobre os problemas que a escola enfrenta. Além da necessidade de realizar reformas na estrutura física, a escola, segundo o presidente da Uses, falta merendeira, vigilante e porteiro, o que coloca em situação de vulnerabilidade a segurança e o funcionamento da escola.
A manifestação também está relacionada ao funcionamento da Rádio Escola, um programa do Ministério da Educação que era executado naquela escola como um programa pedagógico complementar e que fora desativado. Os estudantes reclamam e querem a reativação daquele programa, segundo informações do presidente da Uses.
Procurada pelo Portal Infonet, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) se manifestou, informando que a escola passou reforma total na quadra de esporte, com investimentos de R$ 333,375,91, na recuperação da estrtura metálica, estalações eletricas, aquirbancadas, alambrados e piso de alta resistência.
A Seed informa também que há uma empresa trabalhando há cerca de 30 dias na manutenção da escola. Na nota encaminhada ao Portal Infonet, a Seed diz que nestá concluindo a recuperação do sistema hidráulico, com a fossa, e vai continuar na Unidade de Ensino fazendo outros reparos.
Em relação a Rádio Escola, a Seed considera um projeto estremamente importante, mas que a sua execução depende muito dos professores e dos alunos da escola. Caso a comunidade escolar esteja disposta, a Seed diz que está disposta a voltar a discutir a possibilidade de reimplementação.
Qunato ao protesto previsto para esta terça-feira, a Seed revela que não tem conhecimento dos motivos e nem recebeu nenhuma pauta enviada pela Uses e informa que está sempre aberta ao diálolgo com o movimento estudantil.
*A matéria foi alterada às 15h54 para acréscimo das informações encaminhadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed)