Veja como se comunicar bem em uma entrevista de emprego

0
Confira aqui dicas para conquistar a vaga dos sonhos (Foto: Pixabay)

Controlar as emoções pode ser essencial para passar uma boa impressão antes da primeira palavra na hora da tão temida entrevista. Afinal, esse é um momento que pode deixar qualquer pessoa apreensiva, pois é preciso expressar domínio da sua profissão. Conseguir driblar o medo e a ansiedade é a chave principal para conquistar aprovação no processo seletivo.

O início da conversa com os recrutadores é importante para o candidato demonstrar habilidades e desenvolvimentos, sejam elas intelectuais ou pessoais. Durante a entrevista, são avaliados também segurança, postura, capacidade de argumentação e bom vocabulário. Se você acha que precisa melhorar ou não sabe como falar bem em uma entrevista de emprego, confira as dicas de como se comunicar melhor nessas horas.

De acordo com Henrique Ramos, diretor da área de Carreiras da Talento.RH, o bom desempenho na entrevista de emprego pode começar com cuidados no dia anterior. Uma boa noite de sono e uma alimentação leve fazem a diferença. “É bom treinar o ouvido para entender bem a pergunta que está sendo feita e responder adequadamente pode ser um diferencial. Mesmo que o candidato não conquiste aquela posição, deixará uma marca positiva para futuros processos seletivos”, afirmou.

Se você tem insegurança, o treinamento é fundamental para perder o medo e se preparar para as diferentes possibilidades de questionamentos. Uma dica: liste as possíveis perguntas e responda como se estivesse na frente dos recrutadores.

Perguntas frequentes em uma entrevista de emprego:

1-    Por que você deve ser contratado (a)?

2-    Como você se vê daqui a 5 anos?

3-    Quais são os seus defeitos e qualidades?

4-    Fale um pouco sobre você

5-    Por que está interessado (a) em trabalhar nessa empresa?

O que pontuar na entrevista de emprego

Fale sobre a empresa 

O profissional demonstra ser uma pessoa interessada e proativa, tendo separado um período do seu tempo para se dedicar a conhecer a futura empresa onde irá trabalhar. Coloque as informações sobre a organização em suas respostas, o que torna a conversa mais segura sobre o assunto e espontânea.

Currículo atualizado e coerente com a vaga

Mantenha sempre um currículo atualizado. Comprove também, através do seu currículo, que você é a pessoa ideal para a vaga. Crie uma ligação entre os elementos da sua carreira com o cargo que pretendido.

Seja você mesmo (a)

Seja autêntico e se coloque de forma verdadeira. Não minta sobre realizações que não tenha feito ou conhecimentos que não possua. Não esqueça de deixar claro que, apesar de ter dificuldade em uma determinada área, está em busca de melhorias constantes.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais