|
Alunos questionam cobrança de taxa do vestibular (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Alunos que prestaram vestibular para a Universidade Federal de Sergipe (UFS) questionam a cobrança da taxa de inscrição do vestibular 2013. Para os vestibulandos, a UFS não deveria cobrar a taxa, uma vez que, segundo eles, a universidade não teria tido custos com o processo seletivo. A pró-reitoria de graduação da UFS, no entanto, explica que taxa é cobrada para custear o processo de inscrição e classificação dos candidatos.
Para o presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses) Jorielson Oliveira, a cobrança não deveria ser feita aos estudantes já que o processo seletivo foi feito pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Jorielson questiona a razão da UFS ter cobrado a taxa de R$10 reais de cada pretendente a uma vaga naquela instituição de ensino superior. “Eles não elaboraram provas, então, qual a despesa obtida pela UFS com o vestibular desse ano? Nenhuma universidade que participa do SISU cobrará do candidato para participar desta seleção. A UFS não participou do SISU, mas para onde foi a taxa cobrada?”, pergunta.
![]() |
Jorielson levanta os quetionamentos (Foto: Arquivo pessoal) |
Procurado pela reportagem do Portal Infonet, o Pró-Reitor de Graduação, Jonatas Silva Meneses, esclareceu através de email que a “Universidade Federal de Sergipe não aderiu ao SISU, mas explicou que o sistema de fato substitui o vestibular das Universidades na medida em que realiza as provas (ENEM) e processa todo o sistema de classificação, e esse não foi o caso da UFS”; Segundo ponto a ser esclarecido: A Universidade Federal de Sergipe só aderiu ao ENEM, ou seja, optou por realizar a sua inscrição e processar a classificação dos aprovados; Entendendo que a mudança geraria, como de fato gerou, um número muito grande de inscritos (repito: a inscrição ocorreu na UFS sob a responsabilidade da CCV) e, dessa forma, a UFS recorreu ao instrumento da taxa para custear o processo de inscrição e classificação dos candidatos; O entendimento, ainda parcial, é que em certames posteriores, com a experiência deste primeiro, a UFS exima o candidato de qualquer taxa de inscrição”, esclarece.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B