|
A expectativa da UFS é que 60 mil pessoas estejam inscritas no vestibular (Fotos: Portal Infonet) |
Por conta da regulamentação da lei nº 12.711, conhecida como Lei de Cotas, que deve acontecer ainda nesta semana por meio do Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) pretende dar uma nova chance aos alunos já inscritos que não optaram pelas cotas. A informação é do coordenador do Concurso Vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Manoel Leite Torres.
“A universidade está pretendendo abrir uma nova oportunidade para os candidatos que já efetuaram as inscrições, para que eles possam regularizar, através da internet, a situação em relação à nova lei", acrescenta Manoel.
O coordenador do vestibular ainda explicou que anteriormente a lei exigia que, para que as cotas fossem solicitadas, o candidato deveria ter cursado tanto o ensino médio quanto os quatro anos do ensino fundamental em escola pública, e que agora essa exigência não está mais em vigor.
"A nova lei exige apenas o ensino médio e um percentual para as famílias carentes com a renda de, no mínimo, um salário mínimo per capita. Com isso nós vamos dar oportunidade para aqueles que já estão inscritos fazerem o ajuste da sua inscrição de acordo com a nova lei”, complementou.
|
UFS abrirá inscrições para que o aluno participe do processo de cotas |
Tão logo ocorra a regulamentação da lei pelo MEC, a UFS abrirá novamente as inscrições oferecendo um prazo de 10 a 15 dias para que os candidatos possam fazer os ajustes. A abertura da data para que a modificação aconteça ainda será definida.
Estatística
Por conta da nova regulamentação das cotas, ainda não foi divulgado a estatística com o número de inscritos no processo seletivo, mas a previsão da UFS é que cerca de 60 mil pessoas estejam inscritas no processo. Esse número será mais que o dobro de 2011 que chegou a pouco mais de 28 mil inscritos. Ao todo, serão disponibilizadas 5.490 vagas em 106 opções de cursos.
Mudanças
Segundo o professor Manoel Leite Torres, a única mudança para o novo processo seletivo será na não aplicação da prova pela Fundação Carlos Chagas. “No lugar dela vamos usar as notas que os alunos vão obter nas provas do Enem, que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. Então uma das condições para que as pessoas estejam inscritas no vestibular 2013, é que elas também estejam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inscritas nesta prova, as avaliações serão realizadas, a universidade vai mandar o cadastro dos inscritos para Brasília, e o MEC vai devolver para a universidade com as notas que os inscritos obtiveram no Enem", explica Torres, acrescentando que, a partir das notas, será feita uma classificação de acordo com os critérios de cotas e cursos oferecidos pela universidade.
Quanto à disponibilização dos resultados, Manoel Leite, informa que a previsão é que o resultado final seja divulgado em janeiro. “Se tudo acontecer dentro do prazo, acreditamos que no primeiro mês do ano já se tenha esse resultado", afirma.
Cotas
A Lei de Cotas institui reserva de 50% das vagas das instituições federais de educação. Em 2013, esse índice obrigatoriamente deve ser 12,5% e aumentar progressivamente nos próximos quatro anos até atingir metade das vagas.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B