Violência nas escolas é debatida no MPE

Audiência discute formação de grupos de combate à violência
Uma audiência foi realizada no Ministério Público Estadual na manhã desta segunda-feira, 19, com o objetivo de desenvolver ações preventivas à violência nas escolas. Representantes da Secretaria Municipal e Secretaria Estadual de Educação, pais de alunos, a coordenadora do Programa Cidadania e Paz, além de promotores de justiça estiveram presentes.

A idéia é a formação de grupos de combate e prevenção à violência nas escolas, envolvendo diversos setores da sociedade como Conselho de direitos da criança e do Adolescente, Polícia Militar, União Sergipana dos Estudantes Secundários (USES), Governo Estadual e Municipal, entre outros.

Luis Fausto Valois
De acordo com o promotor Luis Fausto Valois, a comissão irá formar um plano de ação e diretrizes para a criação desses grupos. “Esse grupo de prevenção é muito importante, por exemplo, para que uma escola onde ocorre uma situação de violência tenha uma idéia de como proceder. Essa audiência busca ações preventivas na educação, é muito triste ver a violência crescendo inclusive entre meninas, como registramos em diversos casos”, falou.

O presidente da associação de pais e alunos, Genivaldo Lima, falou que essa é a hora de consolidar uma proposta. “A violência é maior nas escolas públicas, mas também temos que olhar pelas escolas particulares. A violência que vemos hoje começa pela escola que é o ponto de formação da juventude. Essa coisa de bullying se expande através das escolas, para estádios de futebol, shoppings e na internet”, disse.

Genivaldo Lima
A promotora Miriam Tereza ressaltou que o diálogo de aluno para aluno é muito importante. “Quais são as causas dessa violência? Por que eles se comportam dessa forma? Esses adolescentes têm muita energia, nós podemos canalizar essa energia para o bem, para isso é fundamental que haja o diálogo e alunos que são exemplos, onde outros se espelham são muito importantes para esse trabalho”, afirmou.

Suzana Alves Cavalcante tem um filho de 12 anos que estuda em escola particular e acompanhou a audiência a convite da Associação de Pais de Alunos. “Meu filho não foi vítima, mas sei da situação que há entre os adolescentes, colegas do meu filho na escola já passaram por agressões. Como você vai saber o que a criança está levando na mochila? Os pais devem ter um conhecimento do que seus filhos carregam na sacola. Os colegas do meu filho não falam com os pais, muitas vezes esses pais são omissos com situações vividas por seus filhos”, apontou.

Suzana Alves Cavalcante (Fotos: Portal Infonet)
Bullying

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou “valentão”) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. (fonte: Wikipédia)

Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais