Workshop de Comunicação Científica acontece em Aracaju

(Foto: Ascom Fapitec)

Na última terça-feira, 8, iniciou o Workshop de Comunicação Científica oferecido pelo Programa Research Connect do Conselho Britânico. O workshop tem como objetivo de capacitar os professores para escreverem artigos em inglês e publicar em revistas internacionais. O evento segue até a próxima quinta-feira, dia 10, no Real Classic Hotel.

O curso oferece recursos para os pesquisadores brasileiros melhorarem a sua internacionalização. Segundo a professora da Universidade de São Paulo (USP), Mônica Campiteli, a ciência produzida no Brasil não perde em qualidade para a ciência produzida nos demais países. Ainda segundo a professora, o problema observado é uma falha na comunicação, a forma de comunicar os trabalhos e descobertas na ciência brasileira.

A oficina é divida em três etapas. No primeiro dia ocorre o módulo fundamental com o objetivo de mudar o foco da comunicação, construído em cima de atividades. Os outros dois dias são trabalhadas as necessidades específicas dos professores que estão participando do curso.

A ministrante Mônica Campiteli explica que o objetivo do workshop é orientar os professores como melhor escrever os artigos em inglês para que sejam aceitos com mais facilidade para publicações internacionais. “A nossa intenção não é chegar aqui e passar regras. O objetivo é que os próprios participantes tirem suas dúvidas e próprias conclusões.”

O curso é organizado pela coordenação de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), fruto da parceria do Fundo Newton, British Council e a Fundação de Apoio à Pesquisa à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).

Importância
A doutora em Ecologia, Fabiana Oliveira destaca a importância de participar do curso. “Eu acho que ele vem num momento oportuno, por conta das nossas expectativas. Nós temos uma produção nacional de qualidade e a gente precisa se conectar com o mundo, ampliar nossas capacidades. Nos capacitarmos cada vez mais para a gente aproveitar as oportunidades, inclusive de interação com grupos estrangeiros, buscarmos novas fontes de financiamento.”

A coordenadora do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica do Fapitec/SE, Rosane Barros, destaca que o Workshop é fruto da parceria com o Fundo Newton, uma parceria que só tem a crescer criando oportunidades para os pesquisadores sergipanos. “Esse é o nosso primeiro Workshop realizado em parceria com o Fundo Newton. Queremos ampliar essa parceria para que mais pesquisadores sergipanos possam submeter propostas em parceria com pesquisadores do Reino Unido. Esses workshops são importantes para capacitar os nossos pesquisadores”, ressaltou Rosane.

Fonte: Assessoria de Comunicação/FAPITEC/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais