Pelo menos 360 pescadores devem participar da 16ª Gincana de Pesca Norte Nordeste, que ocorre nas praias do Município de Estância nos dias 6 e 7 de fevereiro. O evento é organizado pela Associação de Pesca Amadora Bons Ventos (Aspa – BV) e, de acordo com o presidente da instituição, Dilson Batista, é uma oportunidade de fomentar a pesca como prática esportiva. Competição pretende reunir pelo menos 360 pescadores em 120 equipes
A competição ocorre entre equipes com até três integrantes. O número mínimo de participantes promete ocupar pelo menos 6Km de praia, cobrindo toda a extensão que vai da Praia do Saco à do Abaís, no litoral Sul de Sergipe. “Ainda não somos considerados como esporte, mas a pesca esportiva é um grande filão”, considera Dilson.
São esperadas equipes da Bahia, Alagoas, Paraíba e do Rio grande do Norte. As provas, divididas em duas etapas, concentram-se basicamente no número e no peso dos peixes pescados. Para cada peça capturada, a equipe ganha um ponto; a cada 100 gramas, o grupo consegue mais dez pontos. Os grupos vencedores serão classificados pelo número e pelo peso dos peixes pescados.
Motos, quantia em dinheiro e materiais de pesca estão entre os prêmios. Todo o pescado será doado para instituições de caridade locais. Dilson revela que a cada competição, pelo menos 500 kg de peixes são distribuídos. Além disso, outro aspecto que dá um caráter social ao evento é a participação de jovens ligados a programas sociais da Prefeitura de Estância, que serão remunerados para trabalhar como fiscais da competição.
As inscrições podem ser realizadas no site da Aspa. O sorteio das raias ocorrerá às 10h30 do primeiro dia de provas.
Por Diógenes de Souza e Carla SousaPortal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B