A arbitragem no Campeonato Sergipano

(Foto: Filippe Araújo)
Tradicionalmente eles são os maiores sofredores em campo. Basta um assopro no apito para começar a gritaria de palavras não muito carinhosas nas arquibancadas. Mas no Campeonato Sergipano 2009 as reclamações de torcida, técnicos e jogadores em relação aos árbitros estão mais constantes. Segundo a maioria dos profissionais da bola, o problema está nos jovens juízes que já apitam jogos da elite do futebol sergipano.

Opiniões

Para o técnico Gil Sergipano, do Sete de Junho, os árbitros sem muita experiência deveriam trabalhar apenas em jogos de campeonato de juniores, da série A2 e aqueles da A1 com menor expressividade. “Erros são normais, mas o que está

Gil Sergipano acha que faltam critérios
acontecendo nessa competição é a falta de critérios. O pessoal mais novo aí deveria estar treinando em jogos do sub-17 pra pegar vivência”, opina.

Entre os jogadores a opinião é semelhante. “Muitas vezes o juiz não marca quando deve, acaba fazendo uma injustiça e a torcida cobra de nós depois”, fala Capelinha, do Olímpico. Bira, do Confiança, mantém a linha de raciocínio, mas faz uma ressalva. “Tá tendo muito problema mesmo, mas não é só o pessoal novo que anda errando aí não”, conta.

Defesa do árbitro

Wicleanche: “A culpa sempre é do juíz”
Experiente árbitro de Sergipe, Wicleanche Vieira discorda que jovens juízes não devam atuar nos jogos principais, mas defende que eles não apitem jogos onde a disputa, por pontos ou rivalidade entre torcidas, seja maior. “Mas nunca vai ter essa do juiz sair do campo 100% bem falado. No futebol, para quem perde, a culpa sempre é do juiz”, defende.

Nas rodas de conversa, nas arquibancadas e nas comunidades em sites de relacionamento, os torcedores sergipanos manifestam quase que diariamente sua insatisfação com as arbitragens dos antigos, mas principalmente dos mais novos profissionais do apito.

Procurado para comentar o assunto, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Marcony Cabral Santos, disse que irá tornar pública sua avaliação sobre a experiência com os novos árbitros apenas quando esta edição do Campeonato Sergipano chegar ao fim. Enquanto isso, manifeste sua opinião através do link ‘Enviar Comentário’.   

Por Glauco Vinícius e Valter Lima

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais