A história da Tocha Pan-americana

O Rio 2007 dá prosseguimento a uma tradição que começou em 1951, quando a Tocha dos primeiros Jogos Pan-americanos, realizados em Buenos Aires, na Argentina, foi acesa em Acrópole, na Grécia, como nos Jogos Olímpicos. A criação da Chama Pan-americana só viria quatro anos depois: nos II Jogos Pan-americanos Cidade do México 1955, a Tocha foi acesa no país-sede, em Serra da Estrella, um local onde os Astecas realizavam cerimônias religiosas. De lá, atletas carregaram a Chama através do país, por cidades e sítios históricos, até o Estádio Olímpico.

Nos Jogos seguintes, em 1959, 3 mil escoteiros levaram a Chama do México até Chicago, no Estados Unidos, sede das competições daquele ano. Em 1963, chegou a vez do Brasil, quando São Paulo abrigou os IV Jogos Pan-americanos. O esquema foi ligeiramente modificado, com a Tocha sendo acesa por índios Carajás, em Brasília, como em um antigo ritual da tribo. Quatro anos depois, a Chama voltaria a ser capturada na cerimônia asteca, em Serra da Estrella, partindo de lá para Winnipeg, no Canadá.

Em 1991, houve uma mudança de local de acendimento da Tocha Pan-americana, que passou a ser realizado em Teotihuacán. A região teve grande importância para a civilização asteca, que em seu auge, entre os séculos V e VI, tinha uma população que chegava a 200 mil pessoas. Acredita-se que entre 80% a 90% de toda a população do Valle de México vivia dentro dos limites da cidade. Sítio histórico e sagrado até hoje, Teotihuacán era um lugar para rituais de adoração ao Sol, visto como uma espécie de entidade divina pelos nativos.

Segundo sua mitologia, para o Sol continuar a brilhar e espalhar a vida, era preciso que se mantivesse sua energia armazenada, o que era feito com o sacrifício de guerreiros inimigos aprisionados, cuja força espiritual alimentaria o astro-rei. Como havia rituais de fogo nessa tradição, Teotihuacán tornou-se a escolha perfeita como a nova sede da cerimônia de acendimento da Chama Pan-americana.

O significado da Tocha Pan-americana pode ser mais profundamente compreendido ao se analisar a história da Tocha Olímpica, um dos símbolos mais importantes do Movimento Olímpico. A Corrida de Revezamento da Tocha antecipa todas as edições dos Jogos Olímpicos. O seu atual modelo foi concebido em 1936 em Berlim, mas, a sua origem vem dos antigos Jogos realizados na Grécia, há mais de 26 séculos.

Com a Tocha, os gregos começaram a anunciar a proximidade dos Jogos Olímpicos, levando a mensagem de paz a várias cidades de seu território e antecipando o fim de qualquer hostilidade entre os povos, uma vez que a guerra era terminantemente proibida durante a celebração da competição. Daí a força que a Tocha ganhou como símbolo da união entre as nações.

( Com informações do site dos Jogos Pan-americano Rio 2007)

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais