![]() |
Competição será realizada entre os dias 9 e 13 de dezembro (foto: Divulgação) |
Entre os dias 9 e 13 de dezembro, Aracaju recebe a primeira edição da Copa Brasil de Futebol Feminino, evento para atletas com idade entre 15 e 17 anos. Realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Ministério dos Esportes, a competição reunirá 12 seleções estaduais – entre elas a de Sergipe – e será disputada nos campos do Anchietão, localizado no conjunto Bugio, e no campus Farolândia da Unit.
Antes da competição em si, haverá uma solenidade de abertura no domingo, 8, às 20h, no hotel Prodigy, localizado na Barra dos Coqueiros. A realização terá ainda a presença da ex-jogadora da seleção brasileira de futebol feminino Mariléia dos Santos, conhecida como “Michael Jackson”, que traz no currículo participações em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Participarão da Copa Brasil as seleções dos estados de Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Pará, Espírito Santo e Distrito Federal.
De acordo com Antônio Hora, presidente da CBDE, a Copa Brasil remete a um campeonato nacional de futebol feminino escolar anterior, mas se afirma como competição nova por contra da estreia do apoio do Ministério dos Esportes. “No último torneio nacional, a campeã foi a seleção do Pará. Mas este é um torneio novo. Na condição de projeto-piloto, ele conta com 12 times, mas a intenção é ampliá-lo para as 27 unidades da federação, como a própria Copa do Brasil da CBF”, esclareceu.
Ainda segundo Hora, o objetivo da competição é reforçar a difusão do futebol feminino entre atletas em idade escolar. “É um investimento de base, e é durante a escola que isso deve ser feito. Assim como aconteceu com o futsal, que absorveu o público do futebol e se difundiu por todas as escolas, o mesmo pode acontecer com o futebol feminino”, disse.
Por Igor Matheus