![]() |
Praticantes do WT em Sergipe (Foto: ISMA WT Aracaju) |
No último domingo, 23, Aracaju recebeu a primeira edição do Seminário de Defesa Pessoal do Sistema Wyng Tjun (WT) em Sergipe. Possibilitando o domínio de um oponente mais forte por um mais fraco, a arte marcial de origem chinesa tem alcançado adeptos no Estado. O Seminário contou com a presença do Sigung Andreas Geller, mestre de renome que já prestou acompanhamento a grupamentos policiais do Brasil e do mundo e trabalhou na segurança de celebridades como Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris.
Há pouco tempo praticado em Sergipe, o Wyng Tjun integra a Sociedade Internacional de Artes Marciais (ISMA), e estimula a utilização da força do oponente para a auto defesa de forma realista. Desta forma, a arte marcial tornou-se popular entre mulheres e pessoas sem porte físico avantajado. A eficiência do sistema já foi utilizada pelo FBI, Forças Especiais da Alemanha e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
O Wyng Tjun foi popularizado no ocidente através da prática trazida por Bruce Lee e difundida através de seus filmes. Mais antiga que o Karatê e o Tae Kwon Do, a técnica foi desenvolvida por uma monja do mosteiro Shaolin com base na observação de animais como a graça e a serpente.
O diferencial pregado pelo Wyng Tjun é o aproveitamento dos ataques do adversário em benefício próprio. A força do agressor, segundo o sistema, pode ser revertida em ataque. Assim, constitui-se um conceito de defesa inteligente, onde o praticante pode aprender a tirar proveito de suas próprias debilidades. A prática é indicada para pessoas de todas as idades e gêneros.
Aracaju
Quem desejar obter mais informações sobre o sistema Wyng Tjun e ser iniciado na prática, a sede do ISMA em Aracaju se localiza na Rua João Santana, 57, bairro Grageru. Aulas com o instrutor Sihing Adriano Marigny.
Fonte: ISMA WT Aracaju