Existem várias modalidades do esporte mais praticado do mundo: o futebol. São inúmeras versões como o futebol de campo, futebol de salão, futebol de areia, society, virtual. Mas uma novidade, pelo menos para os Aracajuanos, é o futebol de robôs. Nesta sexta-feira, 22, foi realizado o primeiro campeonato desse tipo na cidade. O evento que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizado na área externa do Parque da Sementeira, ao lado da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA). Professores de engenharia ensinaram noções programação (Fotos: Portal Infonet)
A Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) é quem está organizando o evento. Em todo o país acontecem palestras, feiras, oficinas e visitações com o objetivo de divulgar e incentivar a produção científica brasileira.
Segundo o professor Eduardo Oliveira Freire, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFS, são duas categorias separadas do campeonato de robôs. “Hoje estamos tendo o campeonato de Futebol de Robôs por simulação que é feito no computador e é baseado no regulamento da Federação Internacional de Futebol de Robótica (FIRA). Os robôs de verdade, somente nós temos aqui no Estado, então fica complicado organizar um campeonato”, explica. Professores da UFS: Lucas Molina, Eduardo Freire e Elyson Carvalho
Participam do campeonato alunos de quatro escolas públicas. São cinco equipes formadas pelo Colégio de Aplicação, Murilo Braga de Itabaiana, José Matos Teles, de Japaratuba, e Tobias Barreto, de Aracaju.
“A gente apresentou o virtual para esses meninos em agosto, desde então toda a semana eles participaram de aulas de engenharia que ensinavam como montar a estratégia para o campeonato de hoje. O simulador faz o papel dos robôs, o simulador tem um módulo de inteligência artificial”, conta Eduardo.
Com relação aos robôs, a idéia dos alunos do curso de engenharia era participar neste ano do Campeonato Latino Americano em São Bernardo do Campo. “Como nosso equipamento é ultrapassado, nós optamos em não ir para a viagem e solicitamos à Fapitec poder utilizar o recurso da viagem na montagem de um novo time de robôs mais modernos, para que no próximo ano passamos participar de campeonatos pelo Brasil”, destaca. Computadores utilizam inteligência artificial para coordenar o jogo
Por Bruno Antunes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B