|
O evento aconteceu no Centro Administrativo (Fotos: Portal Infonet) |
Professores, atletas e educadores voltados à prática esportiva participaram nesta sexta-feira, 9, de um workshop sobre a importância do esporte e seus efeitos na formação do individuo. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Aloísio Campos e contou com a participação de palestrantes internacionais.
Durante o encontro, os participantes puderam aprender um pouco mais sobre a temática "Educação Olímpica – Ética, Política, Esporte e paz; Jogos Olímpicos da Juventude" e "Ensinando Valores na Educação Física e no Esporte", ministrado pelo doutor da Universidade de Leeds e Supervisor da Academia Olímpica Internacional, Jim Parry, e da professora doutora Irene Martínková, que é Consultora do Ministério da Educação, Juventude e Educação Física de Praga.
Presente no evento, o secretário Carlos Eloy da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (SEJESP), destaca a importância do workshop. “É muito grande porque na prefeitura nós temos o Bolsa Atleta e além do investimento que a prefeitura faz, o nosso intuito também é trazer informação. O nosso intuito é fazer esse intercambio cultural entre os nossos atletas, alunos e professores com outros professores de renomes internacionais”, diz.
|
Jim Parry ressalta a participação dos jovens no esporte |
Para o professor doutor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ailton Oliveira, o workshop é um ótimo momento de discutir a educação esportiva. “Esse é um momento de discussão da mídia sobre as olimpíadas, então a gente tem que discutir a educação olímpica e o que o esporte pode trazer como elemento agregador na formação educacional e da cidadania dos jovens. Esse encontro é uma parceria de uma academia que tem que está discutindo isso para a sociedade e da Sejesp”, diz.
Bastante receptivo, o doutor Jim Parry fez questão de ressaltar a participação dos jovens nas bases educacionais do esporte. “Com os eventos esportivos, o Brasil vai ser visto internacionalmente e o importante é que tipo de imagem que vai ser passado pelo país. Três fatores devem ser levados em conta, um é a infraestrutura e como isso pode melhorar as cidades, uma segunda é a participação das pessoas nas bases esportivas que não aconteceram nas Olimpiadas em Londres e a questão do próprio legado esportivo. Só que esses três elementos são menos importantes de que o legado educacional, a quantidade de crianças que vão receber o potencial que o esporte pode trazer e que será disseminado no futuro”, afirma.