Atleta representa Sergipe em São Silvestre

Jussiane diz que vai correr até quando Deus quiser (Foto: Portal Infonet)
Em seu 21º ano seguido, a atleta Jussiane dos Santos Oliveira, 38, participou da 86ª Corrida Internacional de São Silvestre, ocorrida tradicionalmente no dia 31 de dezembro, em São Paulo. Alcançando a 17ª colocação na categoria 35-39 anos, e a 90ª posição na categoria geral, ela diz que as vitórias foram resultados de grandes esforços.

 

Com 38 anos e uma filha de seis anos para criar, Jussiane conta que todos os dias faz sua caminhada para se manter em forma na hora das corridas. Mas foi em novembro que a atleta iniciou intensivamente os treinos para competir na São Silvestre.

 

“Como não tenho nenhum patrocínio, fiz uma rifa para arrecadar dinheiro para minha viagem e fui logo cedo para São Paulo, antes mesmo da delegação que ia com a ajuda do Governo do Estado. Quando cheguei lá, participei da última seletiva para a São Silvestre, a 44ª Corrida Sargento Gonzaguinha”, diz Jussiane.

 

Nesta competição, realizada no dia 12 de dezembro, a atleta atingiu a 24ª posição (em 1 hora e 13 minutos) na categoria geral feminino, com a participação de 449 mulheres. Já no dia 19 de dezembro, Jussiane também participou do Circuito Estações Adidas (10km), chegando em 14ª colocação, em 45 minutos.

 

Medalhas, roupa com numeração e chip que a atleta usou na São Silvestre
Ela diz que todas essas participações foram espécies de treinamentos intensivos antes da maratona de São Silvestre. “Já fui cedo com esta intenção de treinar bastante para chegar preparada na competição. Inclusive porque São Paulo tem um clima diferente do de Sergipe. Então tive de me adaptar logo”, confessa a atleta.

 

Superação

 

Jussiane relata que uma das maiores dificuldades durante a trajetória na São Silvestre, é o trecho na subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. “Para minha surpresa, acabei percorrendo muito bem essa parte da competição. No momento, o clima estava muito agradável e ajudou bastante”, comenta.

 

Com mais de 21 mil pessoas distribuídas nos pelotões da competição, Jussiene em 1h 11min 30s, conseguiu atingir a 17º posição, na categoria 35-39 anos. “Fiquei na 90ª posição na categoria geral feminino, competindo com 3234 mulheres em prova. Melhorei bastante neste ano”, observa a atleta.

 

Inspiração

 

Natural do Paraná, mas vivendo em Sergipe desde os poucos meses de vida, Jussiane não começou na corrida apenas por prazer. “Meu pai me prendia muito em casa. Como meu irmão fazia atletismo, resolvi fazer também só para ter motivo de sair de casa. Pensava até em fugir”, conta.

 

Foi a partir deste desejo de liberdade que ela começou a tomar gosto pelo atletismo, e especialmente para a corrida. “Comecei a correr muito e acabada vendo e conhecendo muita gente. Em 1990, participei da minha primeira competição na São Silvestre e estou assim até hoje”, relata Jussiene.

 

O gosto pela corrida é tão grande, que em 2004 a atleta realizou todo o percurso grávida de seis meses. “Em 2000, conheci o meu esposo em uma competição em Jacobina [BA], que inclusive também é corredor. Só nos vemos quando vou a São Paulo fazer a corrida, pois ele mora lá. Até hoje estamos muito bem”, diz a atleta.

 

Jussiane mostra sua colocação no maratona de São Paulo
Ela conta que o seu filho de cinco anos já demonstra interesse pelo atletismo, sendo que até já venceu em 2º lugar em uma prova de corrida na escola.

 

Próximas competições

 

Jussiane diz que já está se preparando para correr na próxima competição que acontece em São Cristovão, visando sua participação na corrida meia maratona que será realizada em Juazeiro (BA). “Então acabo treinando a ano todo, fazendo caminhada diária, comendo arroz, feijão, verduras, carne, dentre outros coisas”, comenta.

 

Ela confessa que não tem condições financeiras para manter uma alimentação totalmente adequada. A atleta trabalha fazendo serviços gerais para uma empresa terceirizada. “Não tenho patrocínio e portanto fica difícil fazer um grande investimento em mim mesma. Ainda assim, pretendo fazer o que gosto e correr até quando Deus me levar daqui”, garante a atleta.

 

Por Victor Hugo

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais