Petrix Barbosa e Sérgio Sasaki disputaram juntos o Pan-Americano Juvenil de Ginástica Artística, em Aracaju. Mas a história dos dois começou bem antes. Nascidos no mesmo mês, março, do mesmo ano, 1992, e no mesmo estado, São Paulo, Petrix e Sérgio se conheceram aos 7 anos, quando começaram a treinar no mesmo dia e no mesmo clube, o MESC, de São Bernardo (SP).
Nos 10 anos de convivência, Petrix Barbosa e Sérgio Sasaki aprenderam muito juntos. Se transferiram para o SERC, de São Caetano, onde hoje treinam cerca de sete horas diárias com Marcos Goto, técnico deles e também na Seleção e, nesse período, vêm disputando praticamente as mesmas
competições: foram campeões brasileiros no ano passado, chegaram à Seleção Adulta ao mesmo tempo, neste ano, e defenderam o Brasil no Pan-Americano Juvenil. (Fotos: Ricardo Bufolin)
E as coincidências não se restringem à ginástica. Petrix, que nasceu em São Paulo, se mudou com a família para São Bernardo, cidade de Sasaki, e, para completar, Petrix namora Juliana Santos e Sasaki namora Letícia Leal, duas amigas, também ginastas, de Porto Alegre.
“No início, tudo era muito diferente. A ginástica era um lazer nas nossas vidas e hoje é o meu ganha-pão. Atualmente, eu quero dar o meu melhor e representar o meu país da melhor maneira possível. Trabalho para conquistar o melhor”, comentou Sasaki, de 17 anos, que conquistou o título no individual geral neste Pan-Americano.
E quando o assunto é conquistas, acaba acontecendo uma certa disputa. “Cria-se uma rivalidade sim, claro. Mas a maioria das vezes é só alegria. Entramos na ginástica juntos, crescemos juntos na modalidade e acredito que esse crescimento é a favor do Brasil”, comentou Petrix, o mais velho da dupla por questão de 26 dias.
Daqui para frente, as expectativas dos ginastas são crescer ainda mais e, inevitavelmente, disputar cada vez mais. “Quem trabalhar mais e merecer, vai levar a melhor. Nós dois vamos querer estar nos melhores campeonatos e conquistando títulos e vamos fazer de tudo para isso. Quem trabalhar mais e merecer mais, vai levar a melhor”, acredita Petrix Barbosa.
Já em uma posição de destaque depois de conquistar o 19º lugar no Mundial de Londres, no mês passado, Sérgio Sasaki, apesar da pouca idade, espera agora ser exemplo para os mais novos. “Temos que ter boas atitudes e fazer sempre o melhor para ser espelhos para os que estão começando agora”, concluiu o ginasta.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B