Atletas da Sejesp serão acompanhados por equipe da UFS

Atletas de alto rendimento da Sejesp serão acompanhados por equipe da UFS (Foto: divulgação)

Do que uma atleta precisa para ter bons resultados? Disciplina, muitos treinos e persistência.  E esses atributos os esportistas do Bolsa Atleta, projeto da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) têm de sobra. Mas para tornar ainda maior a profissionalização desses atletas, a secretaria firmou parceria com a Universidade Federal de Sergipe para a realização do ProTec Atletas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 6, na sede da secretaria.

O programa técnico-científico para a avaliação e acompanhamento de atletas de rendimento propõe ao atleta uma análise multidisciplinar das práticas exercidas pelos esportistas e como eles podem melhorar o desempenho físico. Para isso o Grupo de Pesquisa para o Alto Rendimento de Sergipe (Grupar-SE) irá oferecer aos atletas o acompanhamento através de nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos.

Além dos atletas, pais e técnicos acompanharam a explanação do programa, que foi feita pela professora doutora Raquel Simões, que é a coordenadora da pesquisa, que faz parte do curso de mestrado em Educação Física da UFS. Fazem parte ainda da pesquisa os professores Jerônimo Silva e Marcos Vinícius, que também faz parte do Bolsa Atleta através do tênis de mesa.

“O programa vai funcionar da seguinte forma: faremos duas avaliações gerais, uma agora em junho e outra em novembro. A partir desse estudo serão feitos laudos técnicos com as condições do atleta, bem como propondo orientações para que ele possa melhorar o desempenho. Isso é determinante para que atletas de alto rendimento apresentem melhores resultados”, explicou Raquel.

O programa vai aliar pontos fundamentais para o desenvolvimento do atleta, como sugestões para boa alimentação, práticas corretas de exercícios e o equilíbrio emocional para levar a vida disciplinada que um atleta precisa ter. “Nunca fizeram algo assim no estado. Esse projeto será muito bom para o desenvolvimento dos atletas e também para o trabalho do técnico. É importante que os treinadores participem e acompanhem. A Sejesp e a UFS estão de parabéns”, comentou o professor de karatê Jailton Batista, técnico do atleta Leonardo Vieira.

A judoca Renata Maranhão ouviu atenta as explicações sobre o projeto e ficou bastante satisfeita. Principalmente por conta do apoio nutricional. “O judoca sempre sofre com as questões de perda de peso. Então sendo avaliada e acompanhada acredito que a luta contra a balança vai ser menor antes das competições. O ProTec chegou para dar uma grande ajuda”, disse a atleta.

O secretário Carlos Eloy agradeceu aos atletas a disponibilidade em aceitar participar da pesquisa da UFS, que se converte em benefícios para eles próprios. Ele ressaltou ainda o nível dos profissionais envolvidos no ProTec e a esperança da Sejesp preparar atletas para competirem nas Olimpíadas de 2016 e 2020.

“O Bolsa Atleta já é um programa vitorioso e essa parceria dá ainda maior visibilidade a isso. Estamos oferecendo uma ferramenta maior para que os nossos atletas se superem, cresçam e melhorem seus rendimentos. Hoje não devemos nada a nenhum outro estado no quesito qualidade dos atletas. Então com o apoio da UFS temos certeza que estaremos no caminho certo para a preparação desses atletas para  quem sabe, termos um atleta sergipano nas próximas olimpíadas”, ressaltou Eloy.

Fonte: Sejesp

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais