![]() |
Competição acontecerá em Brasília esta semana (foto: divulgação) |
Entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, o Brasil recebe pela primeira vez a maior competição esportiva escolar do mundo: a Gymnasíade, que envolverá atletas entre 14 e 17 anos de 35 países. E Sergipe também estará presente: um total de sete atletas locais integra a delegação brasileira do torneio, que compreende as modalidades atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, caratê e xadrez.
Três representantes do estado são da ginástica rítmica. Alunas do Colégio Professor Gonçalo Rollemberg Leite, Gabriela Paixão Ribeiro, Gabrielle Moraes da Silva e Isadora Magalhães Silva se credenciaram para a competição a partir de convocação para a seleção brasileira da modalidade este mês. Outras duas representantes são figuras consagradas da natação infanto-juvenil do estado: as gêmeas Vivian e Viviane Santos, do Colégio Arquidiocesano. Com as carreiras em ascensão, as irmãs se classificaram para a competição em seletivas realizadas em setembro.
Por fim, os outros dois sergipanos na Gymnasíade são os caratecas Guilherme Mariano de Jesus Garcez, do CCPA, e José Gabriel, do Coesi, que participarão das disputas de kata. Guilherme é um dos que irá à competição com moral redobrada: durante a Copa Kardec de Karatê realizada no último fim de semana no Ginásio Constâncio Vieira, o jovem atleta sagrou-se campeão no kumite e no kata na categoria juvenil.
De acordo cm Cristóvão Bittencourt, chefe da delegação sergipana durante as seletivas, a expectativa para o desempenho dos atletas locais é boa. “É claro que o nível técnico da competição é muito alto e não podemos esperar que vamos vencer tudo. Mas todos os atletas classificados mostraram grande potencial para representar o estado e o país”, disse.
Por Igor Matheus