|
Prova de 100m rasos masculino (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
Superação e alto desempenho fizeram parte do mesmo cenário na manhã desta sexta-feira, 20. Dezenas de jovens atletas de escolas particulares e públicas participaram do início das competições de atletismo e paratletismo pelos Jogos da Primavera categoria B. Realizada na pista de atletismo da Universidade Federal de Sergipe, a programação da manhã desta sexta incluiu 12 provas de oito modalidades.
Um dos destaques da competição foi o torneio de lançamento de pelota entre paratletas. Um total de 15 competidores compareceu para a prova, que é seletiva para as Paraolimpíadas Escolares de São Paulo em novembro. Técnico dos atletas das escolas estaduais Leite Neto e Francisco Portugal, o professor Antônio Ferreira Melo Jr destacou força de vontade dos participantes.
|
Prova de lançamento de pelota entre paratletas |
“As dificuldades que esses meninos precisam enfrentar no esporte não são nada perto da superação que eles demonstram no dia a dia. E o compromisso e a disciplina que eles dedicam é surpreendente, e maior que a dos atletas regulares. O esforço esportivo é algo que os paratletas tiram de letra”. O professor também ressaltou a importância das modalidades para a auto-estima dos alunos.
“No começo, o desânimo é normal. Mas quando um aluno consegue cumprir uma prova de 100 metros rasos, ele se surpreende consigo mesmo e segue com tudo”. Prova disso é o jovem Bruno Marco, que já soma boas experiências como atleta: três medalhas de ouro na última edição dos Jogos da Primavera e uma medalha de prata nos últimos Jogos Escolares em São Paulo. Praticante de futebol e natação, Bruno começou no lançamento de pelota há dois anos e não quer mais parar. “O professor me chamou, as competições vieram e eu gostei do esporte”.
|
Professor Antônio Ferreira |
Com menos tempo de prática, Adriel Santos Barbosa se destaca entre os mais esforçados. Portador de deficiência visual, o jovem competidor cumpriu todos os lançamentos de sua série e garantiu que a modalidade o faz se sentir muito melhor. “Quero continuar fazendo e ficar entre os melhores”, disse.
Classificados
Já a competição regular de atletismo na parte da manhã foi marcada pela eliminatória dos 100 metros rasos. Entre as garotas, um dos destaques foi Estefany Santos Pereira, aluna do Instituto Dom Fernando Gomes. Vencedora das eliminatórias com larga vantagem sobre as adversárias, a jovem atleta descobriu o atletismo jogando handebol – esporte no qual ela também está inscrita como competidora nos Jogos da Primavera.
|
Estefany dispara em primeiro na eliminatória |
“Eu tinha grande velocidade em quadra, e então descobri que correr poderia ser pra mim”. A aposta deu certo. Mesmo aos 15 anos, Estefany possui boa experiência em competições de atletismo e já alcançou o 6º lugar na última Gymnasiade em Brasília. “Agora quero bater o índice, subir no pódio e conseguir ir aos Jogos Escolares Brasileiros”, projeta.
Entre os meninos, um dos classificados para as finais foi Rodrigo Azevedo, do Colégio Estadual Joaldo Vieira Barbosa, do município de Salgado. Aos 17 anos, o atleta também está inscrito no futsal e no vôlei e se mostrou surpreso com o resultado que alcançou. “Foi bem melhor que o esperado, porque a escola não investe em estrutura de esporte. Vim mais para ganhar experiência”, disse. A competição de atletismo se estenderá até o domingo, 22.
Por Igor Matheus