Balanço da 2ª rodada do Futebol Sergipano

Gipão tem 100% de aproveitamento e é grande favorito ao título da Taça Governo do Estado (Fotos: Portal Infonet)

Seguindo o exemplo do que foi feito na semana que marcou a abertura da temporada do futebol sergipano, tendo como destaque a primeira rodada da Taça Governo do Estado, voltamos aqui para analisar o que aconteceu no futebol local.

A metodologia do "Balanço" será simples: avaliaremos os jogos do fim de semana (sábado e domingo) e do meio de semana (quarta e quinta) dos principais torneios disputados pelas equipes sergipanas. Neste início de ano trataremos da Taça Governo do Estado e dos desafios de Confiança e Itabaiana na Copa do Nordeste.

O leitor do Portal Infonet está convidado a contribuir com comentários construtivos. A intenção deste que vos escreve é desenvolver um qualificado fórum de debates sobre o futebol Sergipano, prezando pela análise madura (isso significa: sem clubismos), onde possamos avançar na busca de soluções para tirar o futebol local desta "eterna crise".

Taça Governo do Estado: o futebol agradeceu o zelo

Quem acompanhou a primeira semana do torneio estadual ficou seriamente preocupado com o baixo nivel tecnico apresentado, além do claro despreparo fisico dos atletas. Felizmente, a segunda semana veio com melhores notícias.

O destaque fica, claramente, para o CS Sergipe. Há muitos anos O Mais Querido não conseguia um início de temporada como acontece agora. Mesmo contra as equipes mais frágeis do interior não se via um domínio do alvirrubro. O momento pode significar que a vaga na Copa do Brasil pode estar muito perto do João Hora.

São tres vitórias convincentes e incontestáveis. Fato que abre uma interessante discussão: ao fim da Copa do Nordeste, com a volta de Confiança e Itabaiana, o Sergipe conseguirá manter a superioridade no certame local?

Já o River Plate, que começou o ano cotado como um dos favoritos ao título, apresentou grandes fragilidades e, após empate sem graça com o Lagarto (nas próximas rodadas, olho atento ao Verdão!), foi derrotado pelo Socorrense e fecha o primeiro turno fora da vaga para a semifinal.

O rerturno terá, sem dúvidas, uma disputa intensa entre River, Lagarto e Socorrense no Grupo B, e entre Olimpico e Boca pela segunda vaga do Grupo A. América e Estanciano não apresentam condições convincentes de reação.

Copa do Nordeste: dá pra sonhar com a classificação, sim. Dos dois.

Torcida do Itabaiana lotou estádio, mas não viu gols. Tremendão tem jogo de vida ou morte no sábado.

Grande torneio de luxo da primeira metade do ano, a Copa do Nordeste começou da forma esperada: clubes mais fortes fazendo muitos ajustes, clubes que se anteciparam na preparação tirando vantagem disso, e públicos espetaculares nos campos dos sete estados que compõem o torneio (oficialmente, a mehor média dentre os torneios do país, até o momento).

A começar pelo Itabaiana, que caiu no ‘Grupo da Morte’ da competição, junto com ABC, Ceará e Bahia. A equipe da Serra ocupa a lanterna do grupo, mas mostrou ao Nordeste que não é mero figurante no torneio.

No sábado, 19, foi a Salvador e deu trabalho ao tricolor baiano, saindo na frente do placar e sofrendo a virada após um recuo desnecessário. Na quarta-feira, 23, dentro de casa, apresentou um futebol aguerrido, mas não conseguiu sair do zero contra o Ceará.

O que acontece: o Tremendão tem uma equipe jovem e sem grandes nomes. Ainda assim, por mais que os próprios sergipanos avaliem desta forma, não será o saco de pancada do torneio. Tem um elenco veloz, brigador e atletas com qualidade como Thaigo Furlan, Eduardo Rato e André.

Com esses elementos, a equipe de Freitas teve capacidade de anular o time do Ceará, mas deixou claro que precisa arrumar taticamente o setor ofensivo, ou vai depender do brilho individual de seus atletas como aconteceu contra o Bahia.

Pelo grupo B, o Confiança mostrou que tem qualidade pra chegar longe. No Domingo venceu de forma incontestável o Fortaleza, por 3 a 0, com atuação de primeira de Diego Neves, Richardson e Angelo. Os tres atletas mostraram que são os grandes nomes do time, ao lado de Da Silva.

Dragão tem grandes chances de clasificação, mas não pode mais vacilar.

Na quarta, no entanto, mostrou que não pode descuidar. Após sair na frente do Sport dentro do caldeirão da  Ilha do Retiro, sofreu a virada em lances que só o futebol proporciona: uma bola que bateu na sola do pé do defensor e encobriu o goleiro; e um lance no qual os dois jogadores mais experientes da equipe vacilaram, para uma finalização mágica de um jogador que saiu do banco.

Contra grandes equipes não se recua. Ainda mais numa Ilha do Retiro com quase 20 mil torcedores. O Confiança teve a chance de reverter a pressão quando a torcida já se mostrava impaciente, mas optou por se recolher e segurar o placar.

Rocha afirmou que não mandou sua equipe recuar. Mesmo que não tenha, também foi incapaz de fazer seu time manter o Sport sem espaço ou de aproveitar os contra-ataques. O treinador, no entanto, mostrou que tem o domínio do elenco e que pode consertar as coisas para a partida vital contra o Sousa.

A lição deixada, das duas viradas sofridas pelos sergipanos na Copa do Nordeste, é que futebol se joga pra cima, agredindo.

Para a frente, o Itabaiana deve perseguir de perto o ABC e o Ceará, já que dificilmente o Bahia vai tropeçar e perder uma das vagas para as quartas. O Confiança tambem precisa ser objetivo: com a vitória sobre o Sousa, o Fortaleza mostrou que não está morto, num grupo que tem um Sport com muitas opções de qualidade, e capazes de decidir as partidas. Como aconteceu na quarta.

Por Irlan Simões

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais