“Batistão será modernizado e ampliado”, diz Secretário

Valmor Barbosa, da SEINFRA, detalhou projeto do Novo Batistão (Foto: Portal Infonet)

A tão esperada obra de reforma do Estádio Lourival Batista já começou. É o que afirma Valmor Barbosa, secretário de Infraestrutura do Governo de Estado (SEINFRA). Em entrevista ao Portal Infonet, o secretário deu detalhes do que mudará no velho Batistão.

“Tão logo acabem os prazos recursais, saberemos o vencedor da licitação”, afirmou o secretário se referindo ao processo de licitação lançando no dia 16 de abril. “Na verdade a gente pode chamar essa obra de “Modernização e Ampliação do Estádio Lourival Batista””, completou.

A SEINFRA é órgão responsável pela obra que dará nova cara ao principal estádio de futebol de Sergipe. Com uma lista em mãos, destrinchou os aspectos destacados e priorizados pelo projeto feito pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP).

“O projeto foi feito por arquitetos da CEHOP por encomenda da SEINFRA. No início a expectativa era de criar uma nova Arena Multiuso, mas a falta de recursos – a obra estava orçada na ordem de 120 milhões de reais – a nossa opção foi modernizar o atual Batistão”, explicou o secretário sobre a opção do Governo do Estado.

Orçada em 15 milhões, através de recursos do Governo do Estado e do Ministério dos Esportes, referentes às obras de iluminação, a modernização e ampliação do próprio estádio, a obra tem previsão de ficar pronta em 2014.

Aumento da capacidade

Segundo o secretário, a ampliação das arquibancadas mudará a atual estrutura do Batistão, aproximando os torcedores do campo e ampliando a capacidade total da praça desportiva.

“Serão construidos três novos degraus de arquibancada, naquele antigo espaço da geral, onde houve uma época em que os torcedores assistiam em pé. Então nós vamos aumentar a capacidade do estádio. Vamos sair de um número em torno de 12,9 mil lugares, para quase 15 mil lugares”, explicou Valmor Barbosa sobre a ampliação da capacidade.

O gramado, por conta dessa nova estrutura, sofrerá uma reestruturação e um leve rebaixamento. Segundo o secretário será “uma mudança discreta, difícil de ver a olho nu”. A proposta é apenas de readequação, mas nada próximo do especulado anteriormente, em até 4 metros.

Para dividir o espaço da arquibancada a proposta é a utilização de vidros temperados que suportam altas pressões, dispensando alambrados e fossos, como em outros estádios. “Assim a gente vai proteger o torcedor e o jogador”, concluiu.

Adequação das estruturas

O Batistão passará por uma reforma de suas estruturas técnicas. Valmor Barbosa listou os pontos priorizados pelo projeto, alegando ter como base as especificações da FIFA, e com averiguação e laudos técnicos do Corpo de Bombeiros.

Dentre os pontos centrais estaria a criação de um vestiário feminino para os juízes, com um túnel de acesso ao gramado. A atual estrutura não contempla árbitros do sexo feminino, aspecto que já é uma realidade no futebol sergipano. 

Dentro do campo, a mudança principal seriam os novos bancos para as equipes, Policia Militar e imprensa. A projeção é que sejam semienterrados, diferentemente dos atuais, que estão ao nível do gramado. Além disso novos poços para irrigação do gramado serão criados.

Fora do estádio a principal mudança estrutural seria nos estacionamentos, que seriam reformados e ampliados em cerca de 60 novas vagas. Por fim, bilheterias, cabines de rádio e televisão e camarotes serão remodelados e restaurados. Assim como um novo placar e um novo sistema de som serão adquiridos

Acessibilidade

Construído na década de 1960, o Batistão ainda não havia passado por uma mudança conceitual importante, que hoje está prevista para o novo estádio: a adequação da acessibilidade para deficientes físicos.

Segundo o secretário, o projeto elaborado pela CEHOP foi encaminhado ao Corpo de Bombeiros, para que as devidas alterações fossem feitas. Através do laudo técnico foram pensadas alterações que facilitem o acesso de idosos e torcedores com limitações motoras.

Uma estrutura de piso e mapa tátil já estaria desenhada para atender deficientes visuais, assim como novos banheiros exclusivos para portadores de necessidades e três novas rampas para o acesso de cadeirantes.

Dentro do mesmo quesito, a SEINFRA também incluiu o novo local de estacionamento dos ônibus das delegações, agora dentro do estádio.

Modernização estética

Valmor Barbosa deu detalhes do que será desenvolvido na parte externa da praça. “Instalaremos brises metálicos na fachada do Batistão. que embelezarão o estádio, assim como faremos uma instalação iluminotécnica na parte externa do estádio”, explicou.

Segundo o secretário, a iluminação terá o mesmo aspecto de outras obras do Governo do Estado. “Essa iluminação seria como as que estão no Palácio do Governo, no Viaduto Carvalho Déda e nas pontes que construímos. Isso dá uma modernidade ao estádio, um aspecto de estádio moderno”, detalhou.

Motivo de muitas queixas por parte dos torcedores, as coberturas das arquibancadas contra sol e chuva não terão grandes mudanças. Grande parte do Batistão fica desprotegido em dias de jogos à tarde, por exemplo.

Valmor Barbosa explicou que não haverá mudanças nas coberturas. “As marquises serão recuperadas, mas não serão ampliadas. Esse tipo de obra demanda um investimento maior que o previsto. A prioridade dos recursos será em outros aspectos”, explicou.

Batistão all-seater

Quando questionado sobre os problemas com as novas arenas, com a insatisfação de “encadeiramento” das arquibancas, o secretário se mostrou surpreso com a colocação.

“Olha, é a primeira vez que eu escuto alguém falar contra o uso da cadeira”, questionando uma possível rejeição.  Ele também justifica a sua preferência por estádios ao estilo all-seater, como tem sido comum nas novas Arenas brasileiras. “Com as cadeiras você tem um ângulo de visão melhor, quem organiza um espetáculo fica mais fácil de organizar o estádio. Além disso acredito que é mais confortável. Fora isso, é uma exigência da FIFA”, ratificou.

Quando colocado que já existe um movimento a nível mundial contra o encadeiramento total dos estádios, inclusive de torcedores sergipanos, enquanto uma luta pela valorização das culturas torcedores, o secretário colocou que é um ponto importante a ser considerado, mas que caberia à futura administração do estádio.

“Por mim, se pudesse, a gente deixava o Batistão todo aberto pro povo ir assistir aos jogos”, falou o secretário em tom de bom humor.

Administração do Estádio

Diferentemente do que tem sido comum nos novos estádios, a gestão do Batistão não será privada, e permanecerá nas mãos da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. Algo que tem se tornado raro no Brasil.

“A SEINFRA é responsável apenas pela obra: licitação, projeto etc. Quando a obra estiver pronta, a exemplo do que fizemos nos outros estádios que reformamos, entregamos apenas a informação de que ela foi concluída. O Palácio é quem vai designar a partir daí”, explicou como será o procedimento após a reforma.

No caso das Novas Arenas do Brasil, por uma opção dos governos estaduais, a gestão das praças esportivas saiu do controle de órgãos estatais, para que fosse diretamente para um Consórcio no qual, em sua grande maioria, participavam as empresas que construíram o estádio.

Valmor afirma não ver motivos para privatizar a gestão de um estádio. “Eu creio que o modelo será o mesmo. Não vejo motivos para a gestão deixar de ser do Estado. O secretário Maurício Pimentel tem feito um trabalho excelente à frente da pasta. Ele tem administrado com maestria e com zelo o Batistão”.

Vendedores ambulantes

Outro aspecto colocado na entrevista foi o futuro dos vendedores ambulantes do Estádio Lourival Batista após a reforma. Valmor Barbosa também tratou de tranquilizar o setor, afirmando que não há planejamento de alterar o espaço.

“O objetivo principal desta obra é restauração do que está degradado, a garantia do conforto, modernizar e ampliar. Não são os pontos de venda que hoje deixam o estádio numa situação ruim”, explicou o secretário.

Nas Arenas e novos estádios, que já foram públicos, no Brasil, os vendedores ambulantes estão sendo impedidos de permanecer atuando comercialmente nas praças esportivas.  O que também tem sido alvo de muitas críticas pelos torcedores.

Através de acordos comerciais os Consórcios estão definindo exclusividade de comercialização para grandes empresas, em grande parte, multinacionais. Tanto o valor, quanto o tipo de produto comercializado não vem agradando.

A Associação dos Vendedores do Estádio Lourival Batista (AVELB), através do presidente Paulo Preto, manifestou à nossa reportagem, certa preocupação. “Ainda não fomos informados se alguma coisa vai mudar”.

Governo x Prefeitura

Desde 2009 à frente da SEINFRA, Valmor Barbosa vem acompanhando as mudanças do futebol sergipano. Quando questionado como via a compra dos clássicos pela Prefeitura, e posteriormente pelo Governo, o secretário afirmou discordar que o não houve apoio.

“Eu posso responder como membro do Governo. Não posso responder pela prefeitura. Acho que a iniciativa do Prefeito João Alves foi excelente. O que vier de medidas que venham fomentar , desenvolver e incentivar o esporte é louvável. Acho que medidas como essa são fundamentais para alavancar o esporte”, apontou.

Valmor Barbosa foi além, e preferiu apontar as obras do Governo do Estado em favor do futebol local. “O Governo gastou mais de 10 milhões de reais nos cinco estádios de futebol. O estádio em Itabaiana, de Estância, em Simão Dias, em Maruim e Tobias Barreto, nós transformamos o estádio quase totalmente”, defendeu.

Para o gestor da SEINFRA, estruturar os espaços de práticas de esportes também é sinal de procupação com o Esporte. “Pra que política de incentivo maior do que reformar as praças de esportes? De 2008 até 2011 foram reformados cinco estádios, além da construção e reforma de ginásios,  construção de novas praças, quadras de escolas. Tudo isso faz parte da política esportiva do Governo do Estado de Sergipe. Infelizmente não temos recurso para tudo”, concluiu.

Por Irlan Simões 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais