|
Competições acontecem nestes sábado e domingo (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O calendário do bicicross sergipano encerra-se neste fim de semana com a realização das duas últimas etapas do campeonato estadual. No sábado, 23, na quarta etapa, e no domingo, 24, na quinta, atletas de vários estados definirão títulos em 16 categorias na pista de bicicross da rótula do conjunto Orlando Dantas. Graças à generosa premiação em dinheiro para as principais modalidades em disputa, são aguardados em torno de 90 atletas – quase o dobro de participantes da última etapa.
Entre os destaques do campeonato estão Juan Pablo, líder da categoria Júnior 15-16 anos, e os competidores Gelder Nascimento e José Juciano, favoritos na categoria Elite Man. No sábado, a competição se inicia às 15h, e no domingo, às 10h. “Serão duas etapas completamente diferentes, com pontuação e premiação separadas”, esclarece Marcos Soares Santos “Cross”, presidente da Associação Sergipana de Bicicross e organizador do evento.
Ainda de acordo com o dirigente, a finalíssima promete ser a maior etapa do campeonato e tem atraído muitos competidores de fora. “Já temos participação confirmada de atletas de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte”.
Esporte em alta
Marcos Cross também avaliou o momento da modalidade no estado e não hesitou: a situação do esporte sobre rodas por estas bandas melhorou consideravelmente. “O bicicross ganhou mais credibilidade no estado, e tenho percebido que o poder público está um pouco mais aberto. Em 2013, só crescemos”, disse.
De acordo com ele, um dos primeiros aspectos a ressaltar é melhoria do desempenho dos atletas. “Pela primeira vez temos representantes sergipanos em etapas do Campeonato Brasileiro. Antes, os atletas participavam de uma etapa ou outra, mas nunca pontuavam por não conseguir uma sequência de três etapas seguidas, necessárias para o ranking. Dessa vez todos os sergipanos estão conseguindo isso. Além disso, também temos atletas vencendo campeonatos estaduais fora de Sergipe”.
O dirigente tambem ressaltou o projeto da pista oficial de Bicicross, realização que pode trazer etapas de competições nacionais da modalidade para o estado. “O projeto está pronto e o orçamento já está com os responsáveis”, esclareceu. Cross também frisou a participação nas competições – tanto dentro quanto fora da pista. “O número de atletas tem aumentado a cada etapa, e a plateia tem movimentado os torneios”.
Por Igor Matheus