Brasil enfrenta times que nunca jogou em mundiais

Entre o “céu e o inferno”, o Brasil ficou com a novidade no sorteio dos grupos da Copa da Alemanha. Pela primeira vez desde 1958, na Suécia, o time nacional vai fazer uma primeira fase apenas contra times com os quais nunca jogou em Mundiais.

Croácia, adversário da estréia, no dia 13 de junho, em Berlim, Austrália e o Japão de Zico nunca enfrentaram o Brasil em Copas e acumulam pouca experiência na competição. Somados, eles têm cinco Mundiais no currículo.

Entre os cabeças-de-chave, só o México terá adversários com tão pobre vivência em Copas.

Pelo cenário atual, os três estão no bloco intermediário da bola mundial _o Japão é o 15º no ranking da Fifa, a Croácia é 20º e a Austrália aparece em 49º.

Em Leipzig, o técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, analisou seus adversários.

“A Austrália marca muito forte e tem muita correria. A Croácia tem um misto de força física com alguma qualidade técnica. O Japão, depois que o Zico assumiu, joga em um 4-4-2 com muita elasticidade e velocidade”, disse Parreira em entrevista à Sportv.

Se não tem o nível de dificuldade baixo da Copa passada, o grupo brasileiro é um oásis de tranqüilidade comparado com os encabeçados por Argentina e Itália.

Assim como aconteceu na Ásia, os vizinhos sul-americanos ficaram na chave mais dura _Holanda, Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim, do artilheiro Drogba, serão seus rivais. “Sem dúvida nenhuma este é o grupo mais difícil”, reconheceu Parreira.

A Itália terá República Tcheca, Gana e EUA pela frente. Esta é a única chave que reúne três dos 12 melhores times pelo ranking elaborado pela Fifa.

Essa última composição não é boa notícia para o Brasil, já que seu adversário nas oitavas-de-final sairá desse grupo.

“Nosso adversário nas oitavas está praticamente definido entre Itália e República Tcheca. Logo nas oitavas teremos um osso duro pela frente. A Itália evoluiu muito nos últimos tempos”, analisou o treinador da seleção brasileira.

Se os cabeças-de-chave forem avançando, todos como líderes em suas chaves, o Brasil enfrentaria a Espanha nas quartas e Inglaterra ou México nas semifinais.

O jogo de abertura do Mundial acontece no dia 9 de junho, em Munique. Na ocasião, a Alemanha vai enfrentar a Costa Rica.

Os anfitriões, aliás, não terão um grupo complicado _além do time centro-americano, vão desafiar os vizinhos poloneses e os sul-americanos do Equador.

“A Alemanha vai se classificar em primeiro”, avaliou Parreira. Se isso acontecer, e o Brasil também liderar sua chave, estará cumprido o objetivo dos organizadores.

Eles fizeram a chave de uma forma que alemães e brasileiros tenham mais chances de se enfrentar apenas na decisão.

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais