![]() |
Real Moitense foi campeão em 2013 em cima do Lagarto (foto: Divulgação) |
Depois da Copa do Mundo, o futsal sergipano volta com tudo. Após algumas mudanças de data, o campeonato estadual de futsal 2014 já tem data para começar: 15 de julho. De acordo com a Federação Sergipana de Futebol de Salão (FSFS), 16 times já confirmaram participação e representam 14 municípios. O torneio pode chegar a um máximo de 18 participantes e mínimo de 12.
De acordo com Josué Santos, diretor de competições e vice-presidente da FSFS, o campeonato acontecerá em turno único no sistema todos contra todos. “Ainda vamos definir em congresso técnico se iremos fazer apenas partidas de ida ou partidas de ida e volta. Vai depender da disposição dos clubes. Com os jogos apenas de ida, os times farão metade das partidas em casa e metade fora”, explicou.
Ainda de acordo com Josué, o campeão estadual tem vaga garantida para a Taça Brasil. Já a vaga para a Liga Nordeste terá disputa mais elaborada. “Depois do campeonato, faremos um quadrangular com os quatro primeiros colocados, o campeão incluso, para tirar daí o representante sergipano. É uma forma de dar a mais clubes a oportunidade de lutar pela vaga. Mas nada impede que o campeão estadual também fique com ela”.
O atual campeão estadual é o Real Moitense, que conseguiu o título após batalha com o Lagarto dentro de quadra e nos gabinetes da justiça desportiva. Repleta de vai-e-vens jurídicos, a confusão desencadeou a dissolução do time lagartense. Para 2014, entretanto, o município não ficará sem representante: caberá ao Achei Futsal a tarefa de substituir o vice-campeão estadual, suspenso do torneio por desistência. De acordo com Josué Santos, tudo será feito para evitar que a decisão do campeonato saia dos limites da quadra. “Jamais vamos deixar isso acontecer de novo”.
Por Igor Matheus