![]() |
Secretário Antônio Hora Filho, ao lado dos caratecas campeões. (Foto: Ascom Semel) |
Luta, perseverança, concentração, vitórias. Palavras que resumem a carreira brilhante dos supercampeões dos tatames Yoanara Yasmim, 15 anos, e Jonathan Ramos, 18 anos. No Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos disputado a semana passada em Manaus-AM, os atletas conquistaram oito medalhas, sendo três de ouro, três de prata e duas de bronze. Os caratecas são patrocinados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
De maneira consecutiva,Yoanara Yasmim é octacampeã brasileira. No Brasileirão em Manaus, conquistou o título nacional no kata individual e por equipe. Além disso, ganhou uma medalha de prata no kumite em equipe e duas de bronze no kumite individual e no the Best. “A competição correspondeu às minhas expectativas, porque eu só espera três medalhas e terminei abocanhando cinco. Estou muito feliz”, disse Yoanara, afirmando que, aos 15 anos, começou a praticar o karatê.
“Meus treinamentos são bem planejados. Treino quatro horas por dia, incluindo os trabalhos no tatame, na academiae a parte lúdica. O objetivo é sempre conseguir bons resultados nas competições”, explicou a atleta.
Já Jonathan Ramos é tetracampeão brasileiro e também um ícone dos tatames nacionais e internacionais. Em Manaus, foram mais três medalhas conquistadas para sua galeria vitoriosa. “Ganhei uma medalha de ouro no kumite em equipe e duas de prata no kata individual e em equipe. “Tudo isso é fruto de muitos treinos, empenho e força de vontade”, salientou.
“Além dos títulos brasileiros também já fui campeão sul-americano, na argentina, e ganhei duas medalhas de bronze no Mundial do Uruguai. O karatê é minha grande paixão. Com o incentivo de meu pai, comecei a praticar essa arte marcial aos oito anos e não parei mais. Agradeço a ele e aos meus professores”, enfatizou, ressaltando que pretende ainda alçar voos bem mais altos no esporte.
O secretárioAntônio Hora Filho contou que a modalidade Karatê em Sergipe sempre teve nome de projeção nacional e internacional, a exemplo de Mariana Dantas que trabalhana Semel e é coordenadora de alto rendimento. “O próprio Yoakan que é professor da Yasmin,também tem uma repercussão internacional muito grande”, afirmou.
“Então, temos essa ideia de que o Karatê é forte em nosso Estado. Quando vimos bolsistas da Prefeitura Municipal de Aracaju se deslocando para competir em um Campeonato Brasileiro, com mais de 20 Estados, e consagrando-se campeões brasileiros, nos dá uma alegria muito grande em saber que a prefeitura está dando a sua parcela de colaboração”, explicou.
“Não me canso de falar, que o objetivo do Bolsa-atleta é favorecer ao atleta de Aracaju em um grande evento mundial, quer seja um Pan-americano ou umas Olimpíadas.O próprio prefeito de Aracaju,Edvaldo Nogueira, por ocasião da criação da Semel, lançou esse desafio.Estamos convictos de que com a manutenção do programa, teremos um aracajuano representando o Brasil em um desses eventos”, esclareceu.
Elogios ao Bolsa- atleta
Yoanara Yasmim e Jonathan Ramos elogiaram sobremaneira o Programa Bolsa-Atleta. “Estamos satisfeitos porque o programa é uma forma de nos incentivar a continuar treinando para trazer mais títulos para Aracaju e para o Estado. As viagens são muito caras e, com esse dinheiro, temos apossibilidade de disputar mais campeonatos. Agradecemos à Prefeitura de Aracaju e a Semel por esse patrocínio”, declararam os atletas.
Fonte: Ascom Semel
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B