A competição reuniu mais de 50 alunos (Foto: Maria Odília) |
O Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (DEF/SEED) realizou nesta terça-feira, 15, no parque da Sementeira, em Aracaju, o I Festival de Atletismo, com o objetivo de estimular à competição e ao treino na modalidade atletismo entre alunos da Rede Estadual de Ensino.
A competição reuniu mais de 50 alunos com deficiência física e também teve a finalidade de culminar o trabalho realizado em 2015 no paratletismo do Centro de Esportes Escolares.
De acordo com a chefe do serviço de Esportes do DEF, Ana Lúcia Muffareg, festivais como esse serão incrementados em 2016, com o intuito de incentivar cada vez mais a participação dos alunos da rede estadual a praticarem esportes e melhorar a questão técnica de quem já pratica.
O professor de Atletismo do Centro de Esportes, Antônio Ferreira de Melo Júnior, explicou a importância dos festivais de esporte para os alunos atletas, por ser através deles que os atletas colocam em prática as técnicas adquiridas durante o ano de treinamento, além de ser um espaço de competição e estímulo.
Classificação de Paratleta
Ele destacou que a pretensão é que com esses tipos de treino melhore a classificação do atletismo escolar sergipano nas Paralimpíadas Escolares de 2016 e no Circuito da Caixa de Atletismo – Norte/Nordeste.
"O objetivo é classificar um paratleta para a Nacional (3 a 6 de março de 2016) e passarmos de 8º para 7º lugar nas Paralimpíadas Escolares (21 a 26 de novembro de 2016)", apontou.
É o que também pensa Claudianca Santos Conceição, paratleta do Colégio Estadual João Alves Filho, que já possui no currículo uma medalha de ouro nos 400m e duas de prata nos 100m e 200m nas Paralimpíadas Escolares e no Norte/Nordeste.
Ela quer mais superação e vê os festivais realizados pela SEED como uma forma de melhorar a resistência física e a competitividade. "É uma forma de sempre estar competindo. Quero bater índices do Norte/Nordeste e melhorar meu tempo", destacou.
Centro de Esportes Escolares
Ao todo são cerca de 36 alunos da Rede Estadual de Ensino treinando atletismo no Centro de Esportes Escolares do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação.
Qualquer escola da Rede Estadual que não oferece a modalidade poderá inscrever o aluno atleta no Centro de Esporte, que também oferece natação, badminton e ginástica artística.
Em 2016 as modalidades judô, luta olímpica, tênis de mesa, ciclismo e xadrez também farão parte do elenco de modalidades oferecidas pelo Centro de Esportes.
Fonte: SEED
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B