Cerimônia abre XXVI Jogos da Primavera; 13 mil estudantes participarão

Participarão dos Jogos 378 escolas públicas e privadas e 13 mil alunos

A noite desta terça-feira, 11, foi marcada pela abertura da mais importante competição do esporte estudantil de Sergipe, o XXVI Jogos da Primavera. O evento tem como tema o combate às drogas e contará com a participação de 13 mil alunos das 378 escolas das redes pública e privada.

A solenidade foi acompanhada por milhares de estudantes, professores e pais que lotaram o ginásio Constâncio Vieira. Coreografias e apresentações artísticas deram o tom da festa, além da presença dos ginastas Diego e Daniele Hypólito, o mesatenista Hugo Oyama e o sergipano Hélio Lisboa, que capitaneou a seleção brasileira de handebol nos Jogos Olímpicos de Pequim.

O secretário de Educação, José Fernandes Lima, reconheceu a iniciativa como um importante aliado não só à pratica esportiva e à educação, como ao combate às drogas. “Em Sergipe, o primeiro espaço em que o esporte é estimulado é a escola, por isso temos por objetivo incentivar ainda mais o esporte. Estamos convencidos da contribuição que o desporto gera na qualidade de vida, na convivência em sociedade e o quanto isso é importante para afastar os jovens de maus caminhos”, disse o secretário.

Janisson ganhou 16 medalhas em edições anteriores e quer acumular mais prêmios
O estudante Janisson Cruz, 17, jogador do time de vôlei do Colégio Gracchho, credita à competição o crescimento não só estudantil como pessoal. “O tema escolhido reflete bem a realidade a qual os jovens são apresentados mais facilmente, por isso o esporte é importante para que eles conheçam outros caminhos mais válidos”, afirma.

Janisson participa pela terceira vez do evento e acumula 16 medalhas de ouro, prata e bronze. Para 2009, a expectativa é acumular ainda mais prêmios. “Mas o importante é jogar com humildade, no espírito esportivo”, diz.

Atletas homenageados

Os atletas olímpicos convidados ficaram encarregados de acender a tocha olímpica e foram homenageados pelo governador Marcelo Déda, com a placa dos Jogos da Primavera. Ao receber a comenda, Hélio Lisboa, conhecido como Helinho, lembrou de quando também fez parte da competição.

O sergipano Helinho iniciou a volta olímpica que acendeu a tocha dos Jogos

“Os talentos começam aqui, assim como eu comecei e hoje faço parte da seleção brasileira de handebol. Tenho certeza de que, voltando aos tempos de glamour que já teve, os Jogos da Primavera vão descobrir novos atletas”, declarou Helinho.

Hugo Oyama, recordista mundial de medalhas em tênis de mesa, acredita que os Jogos são uma maneira de reconhecer a importância de que “o futuro está nas mãos dessa garotada”. Segundo o esportista, “qualquer forma de motivação para que os jovens possam crescer é válida, inclusive porque um dia, quem sabe, um deles esteja no meu lugar. Daqui sairão futuros campeões. Todos devem pensar em fazer o seu melhor”, aconselhou.

Competição

Os Jogos da Primavera acontecem de 12 a 21 deste mês. Os estudantes competirão em 16 modalidades. Os Jogos servem também como seletiva para as Olimpíadas escolares, que ocorrem de 10 a 20 de setembro em Poços de Caldas (MG), para atletas de 12 a 14 anos, e de 5 a 15 de novembro em Londrina (PR), para atletas de 15 a 17 anos.

Por Diógenes de Souza e Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais