Circuito Caixa de Maratoninha ocorrerá dia 29

(Foto: Arquivo Infonet)

No próximo domingo, dia 29, ocorrerá em Aracaju, no estacionamento da Orla da Coroa do Meio, a partir das 8h, a etapa sergipana do Circuito CAIXA de Maratoninha 2013. Para as provas são esperadas 1.500 crianças na faixa etária de 6 a 12 anos. Será a quinta vez que Sergipe recebe uma etapa do circuito.

Presente ao evento como padrinho da competição, o ex-velocista André Domingues, duas vezes medalhista olímpico no revezamento 4x100m do atletismo brasileiro: a de prata, ganha em Sydney-2000, e bronze, em Atlanta-1996. Em Campeonatos Mundiais tem dois pódios também: prata em Paris-2003 e bronze em Sevilha-1999. No PAN, ganhou ouro em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003.

O objetivo da Maratoninha é promover a cidadania, estimular a prática do esporte, revelar novos talentos e promover a interação e a inclusão social de crianças e jovens por meio do esporte.

Para participar do Circuito CAIXA de Maratoninha, as crianças precisam ter entre 6 e 12 anos. A prova é realizada em um percurso de 300 metros, dividida em três categorias de acordo com o sexo e a faixa etária: I – de 06 a 08 anos; II – entre 9 e 10 anos; e III – entre 11 e 12 anos. A competição também abre espaço para jovens com deficiência. As inscrições poderão ser feitas, mesmo durante o período de greve dos bancários, na agência da Caixa localizada na Avenida Hermes Fontes, 2120, Bairro Grageru (em frente ao posto de saúde Sinhazinha), das 10h às 16h, ao custo de R$ 5,00 (cinco reais).

Todas as crianças inscritas receberão camisa, boné, lanche e brinde da CAIXA. Os que completarem o circuito de 300 metros de extensão receberão medalha de participação. O vencedor de cada uma das baterias receberá uma bicicleta de 18 marchas.

Em frente à pista de corridas será montada uma arquibancada com 1.500 lugares onde serão distribuídos bonés e camisas para os pais e familiares torcerem por seus verdadeiros campeões.

Em 2013, antes de Aracaju o Circuito CAIXA de Maratoninha passará por Cuiabá, Campo Grande, Uberlândia, Belo Horizonte, Vitória, Paulínia, São José do Rio Preto, Sorocaba, Londrina, Joinville, Florianópolis, Curitiba, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Maceió. Após a etapa sergipana, seguirá para Brasília, Goiânia e Palmas, encerrando o circuito deste ano. Ao todo serão vinte e duas etapas que contarão com a participação de mais de 33 mil crianças.

Padrinho

O começo no esporte foi difícil para André Domingues, que tem história parecida com a de outros nomes que se consagraram no Atletismo. Sua mãe, Dona Neide, trabalhava como doméstica. A descoberta da vocação para o Atletismo foi a abertura natural de uma porta para uma nova vida. Adolescente, ele deixou Santo André, na Grande São Paulo, para treinar em Presidente Prudente (SP), e se tornou um dos principais velocistas do País.

Antes de completar 20 anos, estava na seleção brasileira que foi aos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992. No ano seguinte, pela primeira vez disputou o Mundial de Atletismo, em Stuttgart (ALE), com a equipe do 4×100 m.

Cresceu muito na segunda metade da década de 1990. Individualmente, ganhou duas medalhas no Pan: bronze nos 100 m em Mar del Plata-1995 e nos 200 m em Santo Domingo-2003. Nos 100 m, estabeleceu sua melhor marca pessoal em 25 de junho de 1999, quando fez 10.06 em Bogotá, e nos 200 m seu recorde pessoal foi obtido em Cochabamba, em 11 de maio de 2003, com 20.15.

André Domingos nasceu em 26 de novembro de 1972 em Santo André e desde que deixou as pistas integra o Programa Caixa Heróis do Atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo.

Fonte: Caixa Econômica

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais