O “Circuito de Xadrez das Escolas Estaduais de Sergipe” está entrando na sua segunda etapa. Com o intuito incentivar a prática educativa do xadrez e o aprimoramento de pontos como a capacidade de cognição e as atitudes e competências inerentes ao processo de ensino-aprendizagem.
Intitulada de “Torre”, a segunda etapa do circuito acontece nesta sexta-feira, dia 16, no Colégio Estadual Monsenhor Camélio Costa, que fica localizado no Conjunto Dom Pedro, na rua Alagoas, s/n. O evento está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) com o apoio do Núcleo de Ensino de Xadrez (NEX) e da Federação Sergipana de Xadrez (Fesex).
Para participar do circuito as escolas devem encaminhar a cordenaçõ do evento uma lista dos alunos interessados. A competição será desenvolvida pelo sistema Schuring, no caso de até seis jogadores, e no Suíço, acima de seis. A competição será dividida em duas categorias A, alunos até 14 anos e B, acima de 15 anos, nas versões masculinas e femininas.
O circuito é coordenado pelo Departamento de Educação Física (DEF/SEED). Uma das finalidades do circuito é preparar os alunos para competições, tais como os Jogos da Primavera, e outras nacionais, a exemplo das Olimpíadas Escolares JEBs, que este ano contou com a participação do aluno André Lucas do Colégio Estadual Castelo Branco
E as etapas não acabam por aí. Segundo o professor José Damasio Lima, um dos coordenadores do evento, o circuito será realizado em diversas outras etapas. Elas ocorrerão a cada dois meses e deverão acontecer em 2006. Lima esclarece que as duas primeiras etapas realizadas em 2005 deverão servir apenas como experiência para o próximo ano letivo.
A primeira aconteceu no dia 10 de novembro e contou com a participação de 16 escolas e 63 atletas. Para os circuitos seguintes as escolas e os enxadristas interessados poderão se inscrever, sem cobrança de taxa, com os membros da comissão técnica. O campeão geral do circuito será aquele que obtiver maior número de pontos por equipe durante as etapas.