|
Crianças treinam para a competição (Fotos: Portal Infonet) |
No próximo dia 17, o ginásio Charles Moritz será a sede do Karatê em Aracaju. Em sua segunda edição, o Campeonato Regional de Karatê FKS irá reunir 130 atletas da capital e de Nossa Senhora do Socorro. A disputa, que será promovida pela Federação Sergipana de Karatê (FKS), promete trazer competidores a partir dos cinco anos, desde as divisões mirins até adulto. Na premiação, os vencedores serão contemplados com medalhas e troféus, lutando nas modalidades Shiai Kata e Shiai Kumitê.
De acordo com o organizador da competição e presidente da FKS, Jadson Macedo, a competição representa o crescimento do esporte no Estado. “O público vem crescendo, sobretudo entre as crianças, e isso mostra o quanto a Federação tem se afirmado e como o Karatê está se difundindo”, diz Jadson. Segundo o treinador, Sergipe tem se destacado nas competições de nível nacional. “Estamos muito bem representados, formando atletas de nível técnico cada vez melhor”, afirma.
|
Segundo Jadson Macedo, Sergipe está bem representado no Karatê nacional |
Entre os destaques da competição, Jadson destaca a campeã brasileira Ruth Cabral, pela categoria infantil, e Thiago Macêdo, campeão sergipano na categoria adulto. Para o presidente, o trabalho da FKS junto aos colégios é um dos responsáveis pelo crescente número de títulos dos competidores sergipanos. “Temos uma parceria junto às escolas, que são filiadas à Federação. E isso se reflete no grande número de atletas mirins, que somam 150 na faixa dos cinco a doze anos. E essas crianças estão cada dia mais competitivas, se esforçando para ganhar ”, relata.
O técnico salienta o diferencial dos esportes com relação às outras artes marciais. “Acredito que o Karatê se preocupa em ensinar mais que o ataque, uma filosofia que nos leva ao autocontrole. O Karatê propõe a educação moral e física.”, explica. Jadson descreve ainda as vantagens do esporte como fonte de engajamento social. “Leciono desde 1994, e ao longo desses anos percebi que o Karatê tem ajudado a tirar muitos jovens das drogas. E, principalmente, tem estimulado os meninos a estudar e ir para a faculdade”, diz.
Aprendizado
|
Silas Cabral, 9: "o Karatê mudou minha vida" |
O pequeno Silas Cabral, 9, vencedor da primeira edição do Campeonato Regional de Karatê, afirma que o esporte mudou suas relações com a família. “Eu era desobediente, brigava muito com minha mãe. E agora aprendi a ter bom comportamento e a me concentrar. O Karatê mudou minha vida”, enfatiza. O competidor revela suas expectativas a respeito do evento. “Os oponentes vão dar trabalho, mas espero chegar a mais uma vitória. Estou treinando muito para isso”, conclui.
Por Nayara Arêdes e Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B