Conheça um pouco o futebol de mesa

Não se sabe com certeza, onde e como surgiu o jogo de botões, algo que se tornaria o esporte difundido e amado por grupos incontáveis de praticantes e admiradores, com sua diversidade de regras e materiais, tendo um grande número de adeptos.

Nas décadas de 1930 a 1980, várias modalidades eram praticadas, usando-se, diversos tipos de botões e superfícies onde os mesmos deslizavam, deste o piso das casas, mesas de jantar, até o famoso ESTRELÃO; mesa de jogo sem cavaletes, produzidos pela fábrica ESTRELA, durante os anos 70.

Os botões de osso ou de paletô, que nada mais eram que os botões retirados dos antigos ternos sociais; dentre esses uma classe de botões conhecida como as capas de relógios; ( os vidros ) substituídos dos relógios que iam para concerto e tinham os vidros trocados. Finalmente, na década de 1950, surgiram os botões industrializados, de plástico, com adesivos colocados no centro, contendo os escudos ou mesmo as faces dos jogadores dos times famosos do Brasil. Como a de Pelé, Garrincha e entre outros nomes que fizeram a história do futebol brasileiro.

Hoje o futebol de mesa mudou muito, a respeito do próprio material feito para a prática deste esporte e também o surgimento de algumas regras que já existem, Na Bahia joga-se com um toque, No Rio de Janeiro com três toques e em São Paulo joga-se com doze toques. Houve mudança do material para fabricar os botões de hoje, são de formato cilíndrico ou troncocônico, fabricados de material Plástico ( Resina  Acrílica ) com medidas máximas de 0,06m de diâmetro e 0,01m de altura. Já o Campo é o retângulo de 2m x 1,40m traçado a 0,10m dos extremos laterais, feitos de madeira MTF. Em seguida a bola, sendo um disco de polietileno, geralmente nas cores amarela e branca, com 0,01m de diâmetro e 0,02m de altura.

O futebol de mesa não é um esporte muito conhecido na área esportiva como o tênis de mesa, xadrez e principalmente a dama. Mas não iremos abaixar as nossas habilidades que temos de jogar o FUTEBOL DE MESA., em 15 de Abril de 2006 entre amigos surgiu O UNIÃO FUTEBOL DE MESA.

Com total persistência no esporte O UNIÃO já conseguiu alguns títulos Importantes como Campeão Sergipano e na categoria infantil com bom resultado. Nosso Site: www.uniaofutmesa.kit.net

Glossário:             

Técnicos: são as pessoas que praticam o futebol de mesa

Jogadores: são os botões de formato cilíndrico ( Resina Acrílica )     

Equipes: é o conjunto de onze jogadores, inclusive o goleiro.

 

Site oficial sobre o Futebol de Mesa: www.cbfmdisco.com.br www.futeboldemesanews.com.br

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais