O Colégio de Comissários da Federação Sergipana de Ciclismo, FSC, – em decisão inédita – aprovou por unanimidade e em caráter irrevogável, na última quarta-feira, 27, a anulação dos 12 pontos do ciclista Nilton do Nascimento Soares, conquistados no 8º Circuito Ciclístico BikeSergipe, realizado em Aracaju, no dia 10 de outubro. Etapa aconteceu no dia 10 de outubro (Foto: FSC)
O motivo da punição, de acordo com a Nota Oficial publicada no website da FSC (www.bikesergipe.com.br), deve-se ao fato de o ciclista ter feito declarações à reportagem da TV Sergipe, cujo conteúdo veiculado expôs a FSC, repercutindo de modo negativo a imagem da federativa estadual ao público em geral. “A declaração de Nilton Soares feriu os princípios estipulados pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)”, disse Gilvan Costa, presidente da FSC.
Segundo o dirigente, o Colégio de Comissários, composto por membros da diretoria, baseou-se no Capítulo V – DAS INFRAÇÕES CONTRA A ÉTICA DESPORTIVA, em seu artigo 243A, Resolução nº 29, de 10 de dezembro de 2009, onde altera os dispositivos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, CBJD.
Em Assembleia Geral Ordinária realizada no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Sergipana de Futebol, no dia 15, a diretoria da FSC reuniu-se com os ciclistas para debate aberto e tratar democraticamente o caso, com críticas e sugestões. “A FSC ofereceu várias propostas ao ciclista Nilton Soares para evitar levar o caso à CBC [Confederação Brasileira de Ciclismo], mas ele não aceitou”, asseverou Gilvan. “Em virtude de o fato ser de uma etapa do Campeonato Sergipano de Ciclismo, o caso deve ser resolvido pela federativa estadual”, disse o comissário internacional da CBC, Marcos Barbosa, em resposta à FSC. Assim sendo, o Colégio de Comissários da FSC decidiu anular os pontos de Nilton Soares.
Doravante, a próxima etapa, a ser realizada na cidade de Boquim, no dia 07 de novembro, distancia ainda mais as chances de Nilton Soares ser octacampeão estadual de ciclismo, com pontuação passando para 66 pontos, além de esquentar a disputa dos atletas Uéslei Souza, com 69 pontos, e Andrei Dorea, com 71, para definição do campeão da categoria Elite. Talvez, o império de Nilton, campeão sete vezes ininterruptas desde 2003, seja relegado ao terceiro lugar, ante a ansiedade de Uéslei e Andrei para vencer a temporada 2010.
Fonte: FSC
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B