![]() |
(foto: Luiz Pires/FOTOJUMP) |
A representação sergipana nos Jogos Universitários Brasileiros de 2013 voltou ao estado com um dos melhores quadros de medalha dos últimos tempos. No evento realizado em Goiânia e encerrado no último fim de semana, o estado obteve seis medalhas: quatro pratas e dois ouros. A campanha dourada coube ao vôlei de praia feminino, com Polyanna e Tainá, e à seleção de futsal da Unit, que garantiu o primeiro título nacional de esportes coletivos para o estado.
Já as medalhas de prata foram conquistadas no handebol masculino, representado pela seleção da FASE; pelo basquetebol feminino, representado pela seleção da UFS, e pelo atleta Garcez Freitas, que conseguiu duas medalhas no atletismo: uma nos 1500 metros rasos e outra nos 3000 metros com obstáculos.
De acordo com Flávio Mendonça, presidente da Federação Atlética Estudantil de Sergipe (FAES), a performance sergipana em Goiânia se estabelece como uma das melhores já alcançadas pelo estado na competição nacional. “Há muito tempo os atletas sergipanos não traziam tantas medalhas. E nas últimas edições, sempre batíamos na trave em relação ao título de alguma modalidade. Há dois anos, chegamos muito perto como o salto em distância. Mas dessa vez conseguimos um resultado excepcional”, disse.
Ainda segundo Flávio, o desempenho sergipano pode ser atribuído à experiência dos atletas. “Muitos conheciam bem a competição e já sabiam o que iriam encontrar lá. Isso foi fundamental para os resultados”. O presidente da FAES frisou ainda as expectativas dos atletas em relação à próxima edição dos JUBS, que terá um diferencial importante: será em Aracaju.
“A tendência é eles exigirem ainda mais de si mesmos para a competição, pois todo mundo quer fazer bonito em casa. Os medalhistas de ouro vão tentar manter o título, e os que não conseguiram vencer mas chegaram às finais, irão com tudo atrás do primeiro lugar”, disse.
Por Igor Matheus