Volei será uma das modalidades (Foto Arquivo POrtal Infonet: ilustrativa) |
Os alunos atletas da rede estadual de ensino que irão competir nas modalidades individuais viajarão nesta quarta-feira, 9, para João Pessoa (PB), com o intuito de disputar a etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude. No dia 14, mais um grupo da delegação deixará Sergipe em busca de medalhas, desta vez nas modalidades esportivas coletivas. Ao todo, compõem a delegação de Sergipe 170 alunos atletas, competindo em 13 modalidades.
Considerado o maior evento estudantil esportivo do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude são disputados por mais de 4 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, nas modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia.
Além das competições, os jovens atletas têm a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
A delegação sergipana é coordenada pela diretora do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (DEF/Seed), Maria Auxiliadora Pires, e reúne técnicos, professores responsáveis pelos alunos, fisioterapeuta e jornalista.
Para Auxiliadora Pires, participar mais uma vez da maior competição do esporte escolar do país é possibilitar aos alunos atletas não somente competir, mas também trocar experiências com outras delegações, participar de eventos educativos, de meio ambiente e cultural.
“Sergipe vai com uma delegação completa. É uma experiência ímpar para os atletas e cria a possibilidade de serem chamados a integrar à Seleção Brasileira Escolar. Muitos atletas hoje profissionais são oriundos dos jogos escolares”, destacou.
Maior evento do esporte escolar
A etapa de 12 a 14 anos ocorreu em setembro, também em João Pessoa, e reuniu mais de 3.900 atletas, competindo também nas 13 modalidades.
Nesta segunda fase que acontece entre os dias 10 e 19 de novembro são esperados mais de 4 mil alunos atletas de 15 a 17 anos. Ao todo, mais de cinco mil pessoas estarão envolvidas no evento, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, jornalistas, voluntários e organizadores, transformando João Pessoa na capital do esporte escolar.
Os Jogos Escolares da Juventude contarão com a participação de estudantes de 25 estados do país, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. Além disso, estudantes do Chile disputarão as provas de atletismo e natação, com um total de 24 atletas.
Celeiro de atletas profissionais
Anualmente, os Jogos Escolares contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. Em Sergipe são os Jogos da Primavera que representam a seletiva para o nacional.
Considerado como o maior celeiro de atletas olímpicos do país, os Jogos Escolares da Juventude vêm revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já participaram dos Jogos Escolares da Juventude, entre eles Mayra Aguiar, Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.
Levando-se em consideração apenas as modalidades disputadas nos JEJs, esse número representa aproximadamente 23% da delegação verde e amarela nos Jogos do Rio.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.
Fonte: Ascom SEED
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B